terça-feira, 20 de janeiro de 2009

"I have a dream..." De Luther King a Obama...


Estou a assistir ,pela TV, à cerimónia da tomada de posse do novo Presidente dos Estados Unidos.
Recordo a "grande marcha para Washington" do tempo de Martin Luther King e o discurso em que o grande pacifista afirmou sonhar com uma América onde todos pudessem viver ,de igual para igual, usando dos mesmos direitos, sujeitos aos mesmos deveres. Foi há tanto tempo que tudo aquilo aque estamos a ver,parece irreal. Felizmente, a utopia deu lugar à realidade!
Há trinta anos, mais ou menos, li uma obra da autoria da jornalista/escritora, italiana, Oriana Fallaci ,intitulada "O Homem", que discorria,precisamente, sobre a possibilidade ,mais que remota, de um negro poder ,um dia, chegar à presidência dos Estados Unidos. Ainda agora o jornalista da SIC, Rodrigo Guedes de Carvalho, falou nessa obra como sendo da autoria de um escritor..É possível que eu tivesse lido uma tradução feita pela jor nalista italiana;fica ,aqui ,essa minha dúvida; não recordo...foi ,realmente, há mais de trinta anos!
Mas o que,verdadeiramente importa ,neste contexto,é a realidade da mudança no país mais poderoso do mundo. Quem nos dera a nós, portugueses, sermos protagonistas de mudanças tão efectivas...
Sinto-me , eu também ,hoje, cúmplice da alegria dos americanos que estão com Obama.

No mundo em que hoje vivemos, perigoso porque instável, é hora de se dar as mãos
para concorrer para uma linha de união...
Sou, no entanto, um pouco supersticiosa...Não gosto da "quase" colagem do novo Presidente à personalidade de Lincoln...Lembra-me coisas mais tristes...

Sem comentários:

Enviar um comentário