domingo, 11 de janeiro de 2009

Despretencioso anexo ao meu "Poema 5...

Despretencioso...porque, não sendo este "Blog"um espaço para dar aulas, o assunto hoje publicado tem que ver com a minha formação.
O poema trata a situação em que se encontra uma menina que espera, junto ao rio, pelo seu amor,que não compareceu ,como parece ter sido combinado. Esta é uma queixa usual das donzelas, na antiga poesia portuguesa.É-o, hoje também, claro...Mas é tudo diferente dos sécs XII, XIII eXIV...A temática, apesar de tudo, com grandes alterações dos usos e costumes, não deixa de ser o amor, a saudade,a angústia da espera, os ciúmes, a dúvida...As cantigas paralelísticas, nossas, genuinamente galaico-portuguesas,continuaram a desenvolver-se, de acordo com as mudanças de estilo e vocabulário. Não deixaram, no entanto, de ser , aparentemente, ingénuas...Há ,hoje,nas Letras Portuguesas, autores consagrados a continuarem a temática dos "pequenos-grandes" romances d'outros tempos...
Destaco alguns de que me lembro: Manuel Alegre, Natália Correia,Fiama Hasse Paes Brandão...Almeida Garrett...
Já citei, num artigo publicado no Jornal da Mealhada, em 29 de Outubro de2008,esta frase da grande Sophia de Mello Breyner Andresen: "A cultura não é um luxo de privilegiados, mas uma necessidade de todos os homens.Um homem condenado à ignorância é alguém a quem foi roubada uma parte do seu direito à vida." Garrett,( séc.XIX)dizia o mesmo,embora d'outro modo...Por isso ,eu sonhei cultura e "atrevi-me" a tentar ser poetisa...

Sem comentários:

Enviar um comentário