sábado, 31 de outubro de 2015

FILOSOFIA



Qual era a linha de Pensamento de Aristóteles?

Em YAHOO- Pesquisa

" Depende da perspectiva e do problema filosófico abordado.
Do ponto de vista do conhecimento, da sua origem era um empirico-racionalista, porque defendia que todo o conhecimento partia das sensações, a partir das quais fazíamos abstracções e induções, formando os conceitos. Com estes podiamos realizar raciocínios dedutivos.
Foi o fundador da lógica forma.
Do ponto de vista ético era um intelectualista, pois dizia que era através do nosso intelecto que podíamos conhecer a virtude e os valores e praticar o bem. Por outro lado, mostra que é "no meio que está a virtude". Devemos evitar os extremos porque estes são prejudiciais. Por ex.: a virtude coragem encontra-se no meio de dois defeitos extremos: a covardia e a temeridade inútil.
Do ponto de vista da cosmovisão considera que a terra é o centro do Universo que é finito e que está limitado por uma entidade divina que está imóvel , mas que imprimiu movimento às várias esfera que se movem em torno da terra, também ela imóvel. Essa entidade é o primeiro motor imovel.
Quanto à metafísica, a unidade é o ser que é constituído pela essência ( o que faz com que uma coisa seja o que é) e pelos acidentes ( tudo aquilo que é passageiro e mutável no ser). O ser manifesta-se como uma substância e esta é constituída por uma matéria e uma forma.
Muito mais haveria a dizer sobre Aristóteles, mas creio que aqui não é o lugar próprio. Podemos resumir dizendo que fundamentalmente ele é um filósofo intelectual que se ocupou de forma sistemática de quase todos os assuntos que podem ser objecto da reflexão filosófica.

Sem comentários:

Enviar um comentário