terça-feira, 21 de abril de 2015

DO IRAQUE...


Iraque Portugueses destacados para combate ao ISIS
Decisão era mantida em segredo desde dezembro.


PAÍS
DR

11:04 - 21 de Abril de 2015 | Por Notícias Ao Minuto


Share on printShare on email



O embaixador dos Estados Unidos, representante adjunto do presidente Barack Obama para coligação internacional, revelou que militares portugueses iriam ajudar a combater o Estado Islâmico. Esta decisão é conhecida desde dezembro, mas mantida em segredo até agora.
PUB



Numa entrevista dada em Lisboa pelo embaixador Brett McGurk, “a iniciativa de treino em que Portugal vai participar é muito importante porque as forças de segurança iraquianas entraram em colapso no verão passado”.

Segundo a reunião que aconteceu em dezembro, foi apenas analisado e dado o parecer favorável “à possibilidade de participação na coligação multilateral no Iraque, no quadro da formação e treino militar”.

No entanto, a 12 de março ficou decidido que oito militares iriam participar durante um ano, “na operação da União Europeia na República Centro Africana, para apoio às autoridades deste país nos setores da segurança e da gestão das suas forças armadas; participação adicional de um navio Patrulha Oceânico, no âmbito da missão no Golfo da Guiné, aprovada na anterior sessão do Conselho".

O Diário de Notícias apurou que nesta missão para o Iraque, “há 30 militares" prontos viajar, por um período inicial de seis meses. Sendo que, a segurança destes militares está a cargo dos EUA e de Espanha.

Neste momento, aguardam apenas as autorizações de sobrevoo dos países em rota para partirem.

[Notícia atualizada às 11h14]

Sem comentários:

Enviar um comentário