Estudo Descoberta nova causa para a Alzheimer
O estudo centrou-se em testes feitos num rato especial, cujo sistema imunitário foi alterado geneticamente para ser mais parecido com o dos humanos.
MUNDO

DR
15:59 - 15 de Abril de 2015 | Por Notícias Ao Minuto
Share on printShare on email
Uma investigação da universidade americana de Duke descobriu uma nova causa para a doença de Alzheimer, relacionada com um comportamento estranho das células do sistema imunitário.
PUB
Os cientistas já sabem como impedir esse comportamento em ratos. No estudo publicado no Journal of Neuroscience, mostram como as células do sistema imunitário, que normalmente protegem o cérebro, podem começar a consumir quantidades anormais de um nutriente importante, a arginina, o que faz com que não chegue a certas partes do cérebro.
A investigação mostra não só uma nova causa dos sintomas, como indica que os cientistas já começam a desenvolver um novo tratamento.
"Se o consumo de arginina é realmente tão importante para o processo de desenvolvimento da doença, talvez possamos bloquear esse consumo [por parte das células do sistema imunitário] e reverter a doença", explica a autora do estudo, Carol Colton.
Durante o estudo foi utilizado um rato, cujo sistema imunitário foi alterado geneticamente para ser mais parecido com o dos humanos. O cérebro do rato está afetado com as duas principais características de Alzheimer no cérebro humano, tanto na formação de placas de proteínas como a formação de novelos neurofibrilares.
Para tal, o rato foi submetido a um tratamento que bloqueava a absorção de arginina para evitar a formação dessas placas e por sua vez, a perda de memória. O medicamento foi dado antes de este começar a desenvolver os sintomas.
Sem comentários:
Enviar um comentário