segunda-feira, 30 de março de 2015


Análise Lisboa, a menina e moça que espelha a realidade de Portugal
Os últimos quatro anos de António Costa como autarca de Lisboa mostraram uma capital em quase tudo igual ao país, menos na economia.


ECONOMIA
Reuters

07:18 - 29 de Março de 2015 | Por Notícias Ao Minuto


Share on printShare on email



Depois de analisar os últimos quatro anos de António Costa como presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), o Diário de Notícias traçou o perfil da capital portuguesa.
PUB



Segundo o jornal, o atual secretário-geral do Partido Socialista (PS) conseguiu fazer cair a para 471 milhões de euros o desequilíbrio nas contas da câmara, uma redução de “40%” segundo o autarca. E é o lado económico da capital que mais se destaca pela positiva: entre 2011 e 2015, o valor médio do IMI pago por habitante caiu dos 202 euros para os 1.855 euros, assim como o preço médio pago por alojamento.

Mesmo em períodos de crise e contenção, o turismo continuou a bater recordes, tendo, no ano passado, o Aeroporto da Portela atingido os 18,1 milhões de passageiros.

Mas nem tudo foram rosas na liderança de António Costa. Lisboa 'herdou' muitos dos aspetos negativos que a crise trouxe a Portugal, principalmente a nível social. Em quatro anos, explica o DN, aumentaram os idosos na capital, os sem-abrigos, os desempregados e os beneficiários do subsídio social de inserção, mas diminuiu o número de estudantes nos estabelecimentos de ensino Superior da cidade.

A crise afetou ainda o comércio lisboeta, obrigando muitos estabelecimentos a adotar políticas de contenção e a aumentar os preço, como foi o caso do pastel de Belém, que em quatro anos encareceu 25 cêntimos.

Sem comentários:

Enviar um comentário