segunda-feira, 5 de julho de 2010

Erica e os seus amores...(NATUREZA)


FOTOS GOOGLE



Um título enganador, decididamente...

Estava ,há dias, a ler um livro que ali tinha "em lista de espera",quando fui confrontada com esta "senhora" misteriosa, que nunca mais aparecia a justificar a inclusão do seu nome na obra.Fui avançando na leitura até que, por fim, "entrou" em força a ilustre senhora!Pois ,não querem saber que a tal ilustre personagem faz parte das nossas vidas, nos nossos passeios pelos montes e pinheirais?
É a pura verdade! A Erica é a urze! São as urzes, cheirosas e rústicas, com cores que podem ir do lilás ao branco, roxo e vermelho e que vivem ,um pouco por toda a Europa, que em Portugal vive de Norte a Sul, bem como nos Açores e na MADEIRA. Em Portugal, vivem 9/10 das quase dezóito espécies de toda a região europeia.

As urzes vivem em terrenos que mais nenhumas plantas ou arbustos não resistiriam: , matagais , charnecas,terrenos secos, áridos, ácidos, sem árvores, solos pobres e ,por vezes, preenchem espaços "carecas" de vegetação, espalhando um ar de vida, através das cores e dos cheiros, que dão às terrinhas de montanha uma tonalidade de sabor idílico.

"Erica" é o seu nome de grande senhora!Mas o povo que desconhece que o nome da planta vem do LATIM e ,noutra versão, do GREGO, chama-lhe URZE nuns sítios, torga,urgeira, lameirinha e queiró, noutros.Existe ainda na Madeira e nos Açores, creio que com outas designações.(CONTINUA,PARA CONCLUIR, já de seguida)

2 comentários:

  1. Confesso que eu não sabia. Foi uma bela forma de aprender! :) Obrigado e boa semana.

    ResponderEliminar
  2. O ´´ARABE: eu queria há tempo, falar da urze, porque fui ao CARAMULO, há meses, e fiquei maravilhada com aquele tapete lilás, roxo, rosa. Estava a ler uma obra que trata a sobrevivência de certos seres, em situações extremas; lembrei-me de Robinson Crusoé e de um programa da TV Discovery, sobre a vida do homem. Foi uma associação de ideias, que (acho) correu bem.
    BEIJO DE Mª ELISA

    ResponderEliminar