sábado, 26 de junho de 2010

POEMA:NOCTURNA PEREGRINAÇÃO...

FOTO GOOGLE


NOCTURNA PEREGRINAÇÃO…


Peregrinaram pelo teu corpo
estas mãos com que o confesso;
Vagarosas…indolentes…
fixaram-se em pontos quentes da Entrega…
Irromperam, corajosas, por ti, floresta de Vida desconhecida,
prontas a colonizá-la de flores de pujantes cores,
de vida, ainda esquecidas…
Senti o sonho do sangue que te corria nas veias…
Tacteei teus espaços conturbados… mistérios desvendei…

MAS… a Noite da Vida não permitiu
que te instalasses
na ternura das minhas mãos…
E meus olhos vagabundos, passaram a procurar
esse odor de suor
transpirando Amor…

Perderam-se na lonjura do frio desse pontual calor…

Os deuses de tudo sabiam;nada desconheciam
dessa VERDADE-MENTIRA
que eu tinha que viver…

Os ramos da minha árvore
divindades coloridas,
que iluminam meus dias, aí estão, duros, saudáveis
protegidos pela LUA, que um dia foi minha e tua!

Guardei as distâncias como manda a DIGNIDADE…
Não sinto qualquer Saudade
de uma qualquer peregrinação…
Como ave que voou, na hora exacta,
Em equilíbrio e com brio,
Superei a solidão!

Ao fechar os olhos em auto reflexão
Garanto que não te vejo…
Não há resíduos de ti… NÃO! Não há…


C8H- (vds) -20/104-2010

20 comentários:

  1. Interessante poema, Maria: sensual, expressão, a um tempo, de saudade mas, também, de sublimação de um amor/paixão que ficou no passado, sem "resíduos"...!
    E... o tempo é de esperança porque "Os ramos da minha árvore/divindades coloridas,/que iluminam meus dias, aí estão, duros, saudáveis/protegidos pela LUA..."
    Beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. Joaquim do Carmo: interessante, quicas, como tu interpretas o poema...Como um Professor de PORTUGUÊS, vais percorrendo o poema ,para encontrares a MENSAGEM!Até "aos resíduos" estou de acordo: não ficou nada daquele casamento, que terminou em 1984, por eu ser vítima de maus tratos,mas... ficaram os "ramos"(meus dois filho!)"protegidos pela "LUA"...(O MEU EU, MULHER QUE LUTOU TODA A VIDA PELO SEU BEM)
    Sensual q.b., a raiar o erotismo,mas paixão...NÃO, definitivamente!
    BEIJOS AMIGOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  3. Talvez passe por ser repetitivo,mas é sempre um enorme prazer passar por aqui e beber da sua linda poesia.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Um poema retrato...?!
    Sensual, mágico e com alguma desilusão.......


    Os deuses de tudo sabiam;nada desconheciam
    dessa VERDADE-MENTIRA
    que eu tinha que viver…

    A arte de brincar com as mãos desenhado com elas tantos desejos e recordações que nos povoam a alma.

    Desejo um bom Domingo e uma semana maravilhosa.

    ResponderEliminar
  5. MANUEL MARQUES: passe sempre que puder, na certeza de que nenhuma mensagem é repetitiva...
    BEIJO DE fds
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  6. Luís COElho: como eu disse atrás ao JOAQUIM CARMO, há muito de auto biográfico ,neste poema, embora seja "batota" confundir(porque se quer) o Sujeito Poético com o POETA...Mas se recordarmos PESSOA, GARRETT, SOPHIA...a vida deles, realmente, está ali!
    BEIJOS e boa semana ,para ti, também
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  7. Não sou bom a interpretar e comentar poesia
    mas adorei a leitura que fiz para mim.
    Bom Domingo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. palavras transparentes com a poesia à flor do sentir!

    um imenso abraço


    heduardo

    ResponderEliminar
  9. Andradarte:é assim que se sente a poesia...lendo-a com o nosso sentir!
    Obrigada por esta verdade tão evidente, que eu ainda não tinha percebido...
    BEIJO DE Mª ELISA

    ResponderEliminar
  10. OBRIGADA, HEDUARDO!
    GOSTEI DE TE CONHECER!
    Abraço de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. PRADOXOS: assim espero...
    Beijo de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  12. Olá Maraia, gostei do seu blog. Voltarei outras vezes.

    Bj

    ResponderEliminar
  13. A sinceridade acima de tudo!

    Boa semana.

    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Vieira Calado: nem de outro modo eu teria um blog...se não fosse para dar um pouco de mim aos outros, sem duas caras e com toda a sinceridade
    Boa semana para o meu querido amigo, também.
    BJS
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  15. DANIEL SILVA(LOBINHO) .afinal, cá está o teu comentário!
    OBRIGADA pelas lindas palavras
    BEIJOS DE M^ELISA

    ResponderEliminar
  16. jAraújo: vou visitar o teu blog, também.
    Obrigada pelas palavras lindas!
    BJ DE Mª ELISA

    ResponderEliminar
  17. "Guardei as distâncias como manda a DIGNIDADE…
    Não sinto qualquer Saudade
    de uma qualquer peregrinação…
    Como ave que voou, na hora exacta,
    Em equilíbrio e com brio,
    Superei a solidão!

    Ao fechar os olhos em auto reflexão
    Garanto que não te vejo…
    Não há resíduos de ti… NÃO! Não há…"

    Perdoe-me por repetí-la, aqui. É que esses dois versos gritaram muito alto, dentro deste homem! É tão difícil voar na hora exata e permanecer em equilíbrio. É tão difícil precisar a hora certa... Mais ainda, Maria, é nada restar.

    Essa foi a primeira leitura. Somente depois de seus comentários é que alcancei a melhor compreensão. E neste ponto, não pode mesmo haver resquícios. Importa o brio, o voo da continuidade da vida.

    Eu trouxe seus versos reflexivos para dentro de outros fantasmas vivenciais, que ainda perambulam por questões mal resolvidas. A metamorfose, demorada, está em processo. O invólucro será rompido e o equilíbrio e a ausência de resquícios irão respirar...

    Perdoe-me, uma vez mais, por me estender tanto. É que fiquei por aqui, por um bom tempo, "lendo Maria", ao som de músicas tão bem escolhidas.

    Obrigado pela acolhida!

    Abraços!

    ResponderEliminar
  18. GILMAR: não há resquícios... porque já não os havia, quando ,em 1984 pedi o divórcio!
    Simplesmente ,esta humilde poetisa vai lembrar-se, em auto-reflexão, de tudo o que marcou a vida...Sem pretender ,como PESSOA, que o poeta é um fingidor, apenas uso os momentos rememorativos..
    Diz-me: por que te tocaram desse modo aqueles versos?(pode ser "tu"?)

    ResponderEliminar