terça-feira, 22 de junho de 2010

IIª PARTE da MEDITAÇÃO "À esquina do tempo..."

Concluí ,há dias, a primeira parte deste artigo, dizendo-vos:"Poderá alguém estar mais à esquina do tempo, do que quando lê PESSOA?
Pode , sim!Pode, quando , ao ir pelo mundo fora, na sua vivência humana, contacta com outras culturas, outras gentes,outras paisagens do incomensurável ÉDEN que é o UNIVERSO, a TeRRA em que vivemos;ou então, quando deixa passar o tempo de vida na congruência da sua adaptação , quase feroz, ao meio ambiente do seu telurismo!

Pode Sim!... , quando se enriquece culturalmente, quando enfrenta a aspereza da vida... Em pleno agreste Oceano, ali na Ponta de Sagres, sentindo perigos velhos,
com o ar carregado de humidade, com os ventos furiosos uivando como lobos ferozes e com o marulhar das águas do mar a desfazerem-se de encontro aos promontórios grandiosos...ou , ao olhar estes mares conhecidos das naus e caravelas... o homem está também," à esquina do TEMPO", pois venceu, na grandiosidade , os monstros e mostrengos, horrores e temores, que o forçaram a rodar, enérgico, a força da roda do leme!

Pode sim!...Quando ,ao recuar, nessa esquina,vai encontrar, de rompante , AFONSO HENRIQUES no campo de batalha, onde "começou o SONHO" e pode sim, quando se encontra em ALJUBARROTA, em 1385, frente aos castelhanos que venceu...
Recordo que perdeu ,no confronto com a "esquina do Tempo" ,em ALCÁCER- QUIBIR. com a loucura de SEBASTIÃO, O DESEJADO... Mas pôde vencê-las também, quando em 1910, por ruas e ruelas de LISBOA, levantou, bem alto, a BANDEIRA DA REPÚBLICA!

PODE sim! vencer a maldosa "esquina do tempo", quando vê o SOL de Portugal, diferente, acolhedor , brilhante... tanto, que não há esquinas oblíquas que vençam o QUERER do "pequeno bicho da terra"( CAMÕES).O mais significativo ,para cada um de nós, em qualquer contexto, seja ele histórico ou cultural, é manter uma visão de lucidez, lutar por uma vida decente no meio das Nações e fazer com que o inferno e a esperança consigam conviver, na palma da nossa mão ..Procurar o equilíbrio para sobreviver às "esquinas"exige auto conhecimento... e ter a consciência de que é preciso brincar com a Primavera e gozar o prazer de sentir as folhas das árvores na mão ou a neve a derreter-se por baixo dos pés...

Mas é também ler AQUILINO RIBEIRO, SHAKESPEARE, EÇA DE QUEIRÓS, MÁRIO QUINTANA, NatÁLIA CORREIA ,MIGUEL TORGA... SOPHIA...É usar o Dicionário e admirar a riqueza metalinguística (significado)das palavras, sabiamente encaixadas no contexto da MENSAGEM, de tal modo que chegamos à conclusão de que o pobre D. QUIXOTE de CERVANTES é uma verdadeira paródia ao mundo moderno, no qual os "nossos" políticos, banqueiros ,empresários, não são mais que os "SANCHO PANÇA" desta ILHA da BARATARIA,em que o mundo se transformou, para eles vencerem!

Não permitamos que as arestas das "esquinas"firam o nosso coração ou varram a nossa existência! Estejamos às "esquinas", se for necessário,com a dignidade daquilo que somos : seres humanos, com direitos e deveres( em PORTUGAL, infelizmente, mais deveres sem direitos!)

RECUSEMO-NOS A SER TÍTERES, nas mãos dos desgovernantes!

14 comentários:

  1. Clap, clap, clap!!! Parabéns.
    Uma análise lúcida e uma extraordinária conclusão. No fundo da questão, nossos países tem as mesmas mazelas, infelizmente, e por isso, assino embaixo dos teus dizeres, mormente aqui: "Não permitamos que as arestas das "esquinas" firam o nosso coração ou varram a nossa existência! Estejamos às "esquinas", se for necessário, com a dignidade daquilo que somos: seres humanos, com direitos e deveres (em PORTUGAL, infelizmente, mais deveres sem direitos!)" Eu obviamente, faria apenas uma ressalva para substituir, no texto, o nome do meu país, hehe.
    Beijo grande.

    ResponderEliminar
  2. Maria

    Excelente post! Gostei muito. Abraço.

    ResponderEliminar
  3. QUERIDA MARLIBORGES: na realidade, muitos dos amigos do BRASIL se identificam com as minhas palavras, em certos textos!
    Obrigada por tuas palavras!
    BEIJOS de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  4. QUERIDO ANTÓNIO ROSA: obrigada pelas tuas palavras...
    BEIJO DE Mª ELISA

    ResponderEliminar
  5. Pois.
    e eu nasci aqui, vou ter que viver aqui, em suma sou um presioneiro, deste País desgovernado, sou am ateu politico...
    sou eu que alinho nas criticas, no entanto acabo por conviver com elas.
    há dias em que sinto vergonha.
    um abraço e continue.

    ResponderEliminar
  6. Maria,
    Aqui no Brasil a gente também aprende a driblar as esquinas do tempo e a fazer uso da palavra para criticar, porque afinal também convivemos com um desgoverno e temos mais deveres e obrigações do que direitos assegurados pela constituição.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Amiga Maria, seu excelente texto, hoje em dia aplica-se a vários paises, inclusive ao Brasil, aqui nos temos "deveres e impostos"., somos o país com maior taxa de juros do mundo, temos uma "indústria" de multas de trânsito, que agora vergonhosamente o governo resolveu fazer um parcelamento em até 6 vezes. Veja o que é um país de terceiro mundo, ao invés de reeducar os motoristas, para que não cometam infrações, vai parcelá-las. Meu país infelizmente fere o coração dos seus próprios filhos. Te agradeço a visita e seja sempre muito bem vinda...Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Antes de mais parabéns pelo layout do blogue. Está muito bonito e refrescado. Sobre o texto... está divino, também nos vários elementos cruzados. Nao estamos numa esquina de perna cruzada e sabemos levantar velas de arrojo e humanismo. Mas ha quem queira fazer de uma nação assim um povo mesquinho e barato. Ainda assim, os contributos que refere são sempre importantes para a coesao de um povo... Quando e se soubesse ser.

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. DANIEL SILVA (LOBINHO)
    É isso, Daniel! Chegou o Verão , estação do ano que me desagrada, particularmente, por causa do calor!Era imprescindível mudar o layout...Fico-te muito grata pelas palavras sobre o texto.Na verdade não quero ver as "esquinas" do nosso país a interferirem com a minha dignidade de cidadã nacional!Quem me dera que o povo se sentisse coeso, para ter força de reagir...
    Beijo de Mª ELISA

    ResponderEliminar
  10. MINHA QUERIDA MARILU: Afinal, como dizem os italianos, " tutto il mondo è paese", o que ,basicamente significa que toda a caca cheira mal...Irei sempre que possa ao teu sítio, porque com tantos amigos e seguidores eu não disponho de tempo para fazer visitas mais regulares...Mas tenho imensos amigos brasileiros, o que me dá muita satisfação, porque ,na maioria dos posts são vocês quem comenta...
    BEijinhos de Mª ELISA

    ResponderEliminar
  11. DORONY: é tua filha ou netinha, essa beleza aí...?
    Minha querida, com a fama que o LULA vai tendo, pensava que fosse difernte o BRASIL...
    OBRIGADA por tua presença ,comentando, aqui!
    BEIJOS DE
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  12. MEU AMIGO "Campista selvagem": tem razão, temos que ver e calar- EU NÃO ME CALO!- as misérias que se passam neste nosso país.
    Fui ao seu blog e dei de caras com fotografias maravilhosas de coisas que ,eu própria , já fotografei! Adoro o cheirinho que sai dessa Natureza amiga!
    Abraço de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  13. Gosto muito dos seus textos; sinto mais proximidade.
    A esquina do tempo, está logo aqui ao virar da esquina, de todas as esquinas e de todos os horizontes com que deparemos.
    Devemos enfrentar todos esses contratempos, de cabeça erguida e consciência tranquila, desde que, cumpridos os nossos deveres, possamos então agir e apelar para os nosso direitos.
    Saudações cordiais.
    Jorge

    ResponderEliminar
  14. Meu amigo Jorge: é ´tão bom ouvi-lo dizer isso!É maravilhoso sentir que um leitor se sente próximo de nós... que se identifica com o nosso sentir!
    BEIJO AMIGO de Mª Elisa

    ResponderEliminar