terça-feira, 1 de junho de 2010

"DIA DA CRIANÇA/1/6/2010."




Como Mãe e Professora, ficar-me-ia muito mal não mandar ,hoje, a todas as crianças , de PORTUGAL e do mundo, o meu coração cheio de AMOR, ternura, compreensão e... um pedido de PERDÃO por nem sempre, nós, os Pais e os Grandes, cumprirmos as nossas obrigações para convosco, meninos de todo o MUNDO.
Tenho perante os meus olhos e ,pertinho ao meu ouvido, as imagens de fome , de guerra, de sub-nutrição, de horror, de tantos seres inocentes que sofrem esses dramas,, perfeitamente apocalípticos, que as televisões nos põem perante o prato do nosso jantar e que, por vezes, fazendo-nos vir as lágrimas aos olhos ,nos tiram, também,a vontade de comer.

Refiro-me ,/referi-me, algumas vezes ao sofrimento dos pequeninos seres, não só nos países onde estão- neste momento!- a sofrer toda a espécie de arbitrariedades, como nos países onde estão instaladas ditaduras demoníacas. Mas hoje, falo em particular para as crianças do meu país.

Lágrimas nos olhos não bastam para vos dizer ,meus meninos, que compreendo o sofrimento que vai, agora, nas vossas casas ,onde as vossasa pobres Mães não sabem o que vos hão-de pôr na mesa, porque os PAIS, os de cada um de vós!, estão desempregados... Não se aflijam, meus queridos... as mães e os pais tiram "da boca" para que a sopinha, pelo menos, não falte.

Não sei se os meus meninos sabem, mas há uma CARTA dos DIREITOS das CRIANÇAS, que ,infelizmente, quase todos desconhecem e tantos outros preferem ignorar.

O nosso país está no fundo da tabela em muitos aspectos da VIDA, que vocês ainda não compreendem, mas a pobreza e a miséria das crianças, essa vocês compreendem...
Como compreendem ,também, que muitos não gostam de ir à escola porque "já sabem que não vão passar...!"

Não vos quero ,meus amores, a pensar de modo tão triste! Tenham amiguinhos, ajudem-se ,uns aos outros, não façam mal a este ou aquele só porque não tem "calças e vestidos de marca"... Esforcem-se por serem meninos com alegria de viver! Há, em muitos países do mundo, meninos que, de certeza, estão pior que vocês, agora!

Aos pais ,peço que me perdoem por ter tocado este assunto, assim, tal qual ele saiu do coração... Mas eu sou AVÓ E MÃE, também!
MEus amigos: há muitos assuntos de que se deve falar...abusos... maus tratos... mas não quero abordá-los neste dia...
ATÉ SEMPRE!

22 comentários:

  1. BONITAS,SENTIDAS,RECONFORTANTES E ACIMA DE TUDO,PALAVRAS DE UMA MÃE.
    A MAIOR RIQUEZA QUE TEMOS NA VIDA É O OLHAR TERNURENTO DE UMA CRIANÇA E INFELIZMENTE NÃO SE CONSEGUE ACABAR COM A FOME E MUITO MENOS COM GENTALHA QUE FAZEM DE UMA CRIANÇA UM TRAPO, QUE FAZEM DE UMA CRIANÇA UM OBJECTO COM FINS DO MAIS DESPRESIVEL...

    ResponderEliminar
  2. A nossa identidade, também é a nossa identidade profissional, e a sua, minha amiga, fica bem marcada pelas sábias e sentidas palavras evocativas deste DIA DA CRIANÇA.
    Saudações cordiais.
    Jorge

    ResponderEliminar
  3. Lindissimo texto! Tenho a certeza que, muitos Pais hão-de dizer aos filhos...neste dia tão especial... que os grandes não são todos iguais... que, há alguns, que os amam muito e ajudam a construir um caminho para o seu futuro...que se preocupam com o seus problemas porque...depois de tudo, o melhor do mundo...são as Crianças!!
    Beijo
    Graça
    N- Estive 4 dias sem a net!

    ResponderEliminar
  4. Compartilho de todas as suas palavras

    de elevo pelas crianças

    e incitamento aos pais.

    Saudações poéticas

    ResponderEliminar
  5. Minha querida Maria
    Comoventes e tocaram fundo na minha alma as tuas palavras, infelizmente verdadeiras.
    O mundo trata muito mal as crianças, que muitas sofrem sem saberem bem porquê.

    deixo um beijinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  6. MARIA, NÃO TEM COMO NÃO ME COMOVER COM TUA CARTA ÀS CRIANÇAS DO MUNDO, POIS É UM LAMENTO QUE VEM DO FUNDO DE TUA ALMA!
    O QUE DIZER MAIS MINHA AMIGA?
    TU FOI DIVINA, VIU?
    TU TOCOU EM NOSSOS CORAÇÕES DE PAIS, POIS AQUI A REALIDADE É TRISTE, E DEVES SABER!!
    É DE CHORAR MESMO MINHA AMIGA!
    MAS QUERO DEIXAR CONTIGO, ESSAS PALAVRAS QUE PARA MIM, TRANSCENDEM O QUE SENTI, EM RELAÇÃO À ESSAS CRIANÇAS, E À TUA ALMA GENEROSA:

    Eternas Chamas

    Os espíritos das Chamas velam por ti!
    É fogo puro, são “O que não sei descrever”...
    As chamas estão acesas diante do altar!
    Iluminando teus caminhos... (Teus)
    Ao entrares e ao saíres, por onde for,
    Elas estão te observando!
    Esse é meu desejo ardente
    Do que sinto por ti! (E por essas crianças)
    Das chamas da sarça que não queimam,
    Que não se apagam,
    Mas que ardem em mim...


    Um abraço, beijos n'alma.

    ResponderEliminar
  7. Palavras emocionadas e cheias de boa vontade. O mundo há de melhorar quando puder cuidar de suas crianças.
    beijos

    ResponderEliminar
  8. Lindo texto, Maria Elisa. Bonito mesmo e marcante.
    Parabéns.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Muito bom, Maria....o texto é muito bom e o assunto um grito abafado e surdo...infelizmente...

    []sss

    ResponderEliminar
  10. António Saramago: muito contente por voltar a ler as tuas palavras, plenamente de acordo com os assuntos que focas, que eu quero tratar, noutro dia.
    BEIJO DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. RAFAEL CASTELLAR: Obrigada pelas tuas palavras amigas e por teres, como é óbvio, assumido a Mensagem.
    Beijo amigo de Lusibero

    ResponderEliminar
  12. Obrigada, Luís FERNANDES ,pelas tuas palavrasEste é um problema gritante na nossa sociedade. Não falei das escolas, do governo, do respeito que nosa deve merecer a preparação das crianças para a vida. Voltarei ao tema, caso contrário o post ficaria muito extenso.
    Gostei do teu artigo de hoje, no nosso Jornal de Mealhada...
    BEIJO AMIGO DE
    MªELISA

    ResponderEliminar
  13. Angela: melhor dizendo, o mundo só melhorará quando alguém compreender que é de pequeninos que as crianças têm que conhecer os valores...
    BEIJITO AMIGO DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  14. VOZES DA MINHA ALMA: deixaste-me comovida, também! obrigada pelo lindo poeminho e por essas palavras ,sentidas, de quem AMA!
    BEIJO AMIGO DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  15. SONHADORA: tens razão: por que sofrem as crianças???
    BEIJITO DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  16. VIEIRA CALADO: meu querido amigo... obrigada pelas tuas palavras ,que dizem tudo...
    BEIJITO DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  17. MEU QUERIDO COLEGA: AINDA HOJE tenho saudades dos alunos que não voltarei a ter, porque "fugi" da víbora que estava no ministério, em favor da minha DIGNIDADE PROFISSIONAL E PESSOAL.Obrigada ,meu amigo!
    BEIJO AMIGO DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  18. GRACINHA: realmente, já tinha estranhado a tua ausência; mas como já está resolvido o problema, fico contente.
    Ontem ,fui esperando, ao longo do dia , para "amassar" a minha mensagem, do modo mais natural... Depois, resolvi deixar falar o coração...
    BEIJITO DE Mª ELISA

    ResponderEliminar
  19. Deixo-te um poema de quem, sabiamente, entende que para falar com as crianças é preciso subir a um escadote que nos eleva onde não sabemos, muitas vezes, chegar. Um beijo grande grande grande!


    Quando eu for pequeno, mãe,
    quero ouvir de novo a tua voz
    na campânula de som dos meus dias
    inquietos, apressados, fustigados pelo medo.
    Subirás comigo as ruas íngremes
    com a certeza dócil de que só o empedrado
    e o cansaço da subida
    me entregarão ao sossego do sono.

    Quando eu for pequeno, mãe,
    os teus olhos voltarão a ver
    nem que seja o fio do destino
    desenhado por uma estrela cadente
    no cetim azul das tardes
    sobre a baía dos veleiros imaginados.

    Quando eu for pequeno, mãe,
    nenhum de nós falará da morte,
    a não ser para confirmarmos
    que ela só vem quando a chamamos
    e que os animais fazem um círculo
    para sabermos de antemão que vai chegar.

    Quando eu for pequeno, mãe,
    trarei as papoilas e os búzios
    para a tua mesa de tricotar encontros,
    e então ficaremos debaixo de um alpendre
    a ouvir uma banda a tocar
    enquanto o pai ao longe nos acena,
    lenço branco na mão com as iniciais bordadas,
    anunciando que vai voltar porque eu sou
    [pequeno
    e a orfandade até nos olhos deixa marcas.

    José Jorge Letria, in "O Livro Branco da Melancolia"

    ResponderEliminar
  20. TERRA DE ENCANTO: Fiquei sem palavras!Quão pequenos somos perante certas grandezas!"... tricotar encontros..."Metáfora que diz tudo...
    BEIJOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  21. Maria, tuas palavras certeiras, mexem na ferida, não só de teu país, mas do mundo. Nós adultos, temos de fazer mil penitências, temos que nos ajoelhar perante as crianças pedir-lhes que perdoem nossas atitudes egoístas, que perdoem nossa insensatez. Elas certamente nos perdoarão, elas nos querem muito, e nós temos então que aproveitar essa chance e aprender com elas como alimentar o amor, e fazer brotar em nós atitudes de carinho, cuidado, atenção e respeito com esses pequenos seres que nos acompanham e que hoje dependem de nossas atitudes para que consigam na idade adulta, melhorar, pelo menos um pouquinho o mundo de todos nós. Beijo amiga, choro e rio contigo no dia da criança.

    ResponderEliminar
  22. Marli, querida amiga:ontem foi feriado nacional aqui, De manhã, antes de sair com minha filha e neta, ainda quis responder ao seu comentário, mas depois já não deu... Por isso ,agradeço ,hoje, as tuas palavras ,tão concordantes com as minhas, pois sendo mãe ,sendo professora ou avó ,+e impossível não sentirmos todas da mesma maneira, A verdade é que ,com a materialização crescente e acelerada do mundo, o que me preocupa é o facto de as drianças estarem a começar a viver como adultos, desde os 3/4 anos...
    Beijinhos ,MARLI.

    ResponderEliminar