terça-feira, 29 de junho de 2010

Minha Ilha dos Amores


FOTOS GOOGLE



ILHA dos AMORES…



Portas de ouro e luz, cenário de paraíso terreal
vivenda etérea de deusas exóticas (sem espaço e sem lugar!)
reencontro de prémios, merecidos, ganhos na dor,
ambiente místico do herói, na pulsação inicial…

Mundo de beleza original, irreal,
que os deuses aos lusos nautas concederam…
Índia distante…
Portugal mais perto…
e o Tejo ansioso pelo odor da riqueza oriental…

Encontro do Homem com seu EU mais natural
transformado em deus,
por vontade de Júpiter pai,
que abdica das filhas…

Puras mortais, as deusas transfiguradas, agora,
premeiam os nautas com magias desusadas…

Êxtase solar… comunhão humano-deícola…
Deleite puro (palavra desnuda e límpida!)
Sol escaldante, rios luxuriantes e vegetação reconfortante,
Tudo em modo a compensar os lusos navegantes.

Thétis, deusa do Mar, esposa do Oceano,
dona das verdades aliciantes e futuras,
aliada de VÉNUS, nestas aventuras,
anuncia ao capitão outras venturas e desventuras…
… que o foram!até não haver mais procuras!

DEPOIS…


Voltado para a utopia da realização do Homem
em plenitude e alegria,
O mito paradisíaco desfaz-se nas mãos dos novos lusos deuses:
a felicidade não existe num fluxo temporal alargado…
Desfaz-se no dia- a –dia dos actos naturais…


C8H-14/103-VDS/010

20 comentários:

  1. Amiga Lusibero, lindo poema, lindas fotos, lembrar os navegantes portugueses que com suas naús, tão fragéis descobriram tantas terras além mar. Mais lindo ainda ficou, com suas figuras mitológicas(sou uma apaixonada por mitologia). Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga.

    Passei para agradecer as palavras
    tão gentis que semeastes
    em meu espaço de pensamentos,
    e para recolher estes sentimentos tão generosamente distribuídos
    em teus textos/poemas
    cheios de vida e de sentidos.

    Dias de paz para ti.

    ResponderEliminar
  3. Minha querida Maria
    Muito profundo o teu poema.
    gosto sempre da maneira que comentas os meus poemas, certas as tuas palavras.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  4. Desta ilha trago marcas líricas
    e suaves,
    fortes e heróicas,
    a epopeia das lendas,
    o abrigo dos arcanos.

    Ah! Os sonhos
    inventaram o mar
    e a poesia...

    Tácito

    ResponderEliminar
  5. Ola, obrigado por levar-me a viajar pelas suas ilhas de sonho! Gostei imenso. Um abraco!

    ResponderEliminar
  6. Também gostaria de passear um dia pelas tuas maravilhosas ilhas!!!

    ResponderEliminar
  7. POETA SIDERAL:Volta sempre, que as minhas ilhas de Sonho estão aqui, neste espaço, para todos os
    queridos amigos!
    Abraço de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  8. António SARAMAGO: é fácil... é só voltares cá...e ler...ler...ler...
    Abraço de
    Lusibero

    ResponderEliminar
  9. T@cito: poema cheio de Mensagem de AMOR pela Natureza, acima de nós, pobres mortais!
    O terceto com que finalizas o poema é uma maravilha ,por captar o mar dentro da poesia e esta, dentro desse "Mar salgado..."
    Beijos de Mª ELISA

    ResponderEliminar
  10. MINHA querida Sonhadora: ainda bem que gostas dos comentários que te faço, porque me sinto a
    PROFª de PORTUGUÊS que sempre ajudou os alunos dos 10º, 11º e 12º anos a "ver" dentro da POESIA.
    Imagina que eu não sabia que era capaz de "fazer" obra poética...Comecei , quando, para não aturar a antiga víbora do ministério, resolvi pedir a aposentação. Com 38 anos de serviço, quase, eu sabia que amava a poesia, mas não sabia porquê, at´a um dia ,em Agoto de 2008, em que me sentei e comecei a escrever... escrevi ,nesse dia, 17/18 poemas ,que, no dia seguinte fui ali levar às minhas colegas de PORT. para dizerem alguma coisa! Fui a DESCOBERTA DE MIM PRÓPRIA!
    Com todo o trabalho inerente á minha profissão, preparar aulas, fazer pesquisas de temas e assunto ou personagens, com centenas de pontos para corrigir... eu não tinha tido tempo para me DESCOBRIR!
    Perdoa estas palavras todas, amiga, mas sabe bem desabafar contigo...
    BEIJO DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  11. Aluísio CavalcanteJR: gostei do teu site e não fiz mais que a minha obrigação: comentar com a razão ...que ,em poesia, nunca deixa de parte a Emoção!
    Volta que farei o mesmo!
    PAZ e AMOR ,para ti, também.
    LUSIBERO(Mª ELISA RIBEIRO)

    ResponderEliminar
  12. MARILU: fico feliz por te identificares com os meus temas!O MAR é uma herança genéticapara todos nós, brasileiros e portugueses!
    BEijos de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  13. Manuel Marques: o visualismo penso que cria em nós essa vontade de que seja real o cenário...Eu preciso de o sentir e ...só depois ,o poema surge,
    em toda a sua(que é minha também) pujança!
    BEIJOS DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  14. Uma ILHA DE SONHOS carregada de movimentos REAIS.
    Lindo, Maria Elisa.
    Tens uma força ao descrever tua TERRA que arrepia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Minha querida Malu: "nossa" TERRA,minha amiga!
    A terra que eu descrevo é a que tu gostarias também de ver: uma terra de paz ,com um pouco de magia,à mistura...
    BEIJITOS, MALU

    ResponderEliminar
  16. Que maravilha encontro aqui.
    Uma delícia que me convida a viver esse sublime trazido em poética e música.
    Obrigada pela visita em ALETHÉIA, e precisei fazer uma interrupção em função de um acidente automibilistico acontecido em janeiro próximo passado, que depois de 5 meses vitimou um de meus irmãos.
    Obrigada por tua existência e tua interrogação.
    E que bom foi encontrado esse espaço tão caseiro, tão conhecido e aconchegante, tão sublime e mágico dentro da realidade possível e verdadeira.
    Beijos
    Salete

    ResponderEliminar
  17. SALETE:que bom ter-te encontrado, ao andar por aí!As tuas palavras falam-me de uma mulher doce, corajosa e frontal. Estou feliz pela tua recuperação e espero que ,ao perderes, fisicamente, o teu irmão sintas que ele está a teu lado, a velar por ti. Tenta ver o Mundo com os olhos da Esperança:sentirás o belo do ruído do alvorecer da vida , no chilreio das avezinhas, no ruido das crianças, no ar que por ti passana figura do vento...
    Também passei por momentos menos bons. de que depois te falarei, porque agora ,o que é preciso é levantar-te esse moral...
    Sê bem vinda, minha querida: estás em tua casa, pois se bem reparaste ,tenho imensos seguidores brasileiros e quase só eles comentam...
    Beijos da Mª ELISA

    ResponderEliminar
  18. Tiveste o dom e o bom tato de louvar o tempo e o lugar,assim como os nautas valentes. Nós todos, nestes cantos da Península e da América, somos filhos daquela original coragem e destemor. Falimos com a rota da seda, e o trocamos pela trilha úmida e dourada dos mares.
    Da qual a Ilha dos Amores é um recanto querido. Também orgulhoso de, apenas como comentarista, participar dessa festividade com as palavras, agradeço pela partilha. Beijos.

    ResponderEliminar
  19. Djabal: fazes parte deste espaço...Tudo o que aqui faço tem como primeira preocupação agradar-vos.BEIJOS
    Mª ELISA

    ResponderEliminar