segunda-feira, 14 de junho de 2010

POEMA: O banho de VÉNUS...


Fotos google


O banho de VÉNUS…

Pele nacarada maciez adocicada
beijada quase mordida excitada
pela espuma do mar bravio possante
apaixonado pelo NADA em OFERTA…

Caravelas desejadas ansiadas ansiosas
por voltas tão numerosas como ondas
furiosas desse mar azul prateado luzente
partem do Antigamente…

Marinheiros embrutados andrajosos
calosas mãos já bronzeadas queimadas
na solidão do Sol escaldante
lançam as redes do navegante…

Suspiros meus- Ai, meu DEUS-por tristonho navegar
Nas brancas areias molhadas pelo Mar de NEPTUNO
azedo desejoso de dominar seu mundo…

VÉNUS de véus transparentes provocantes reluzentes
segue branqueando o corpo macio perlado de desvario…

E ele, o MAR, perde-se neste corpo a brilhar
no fogo da NOITE que quer apagar…

EOLO, cúmplice também desata a soltar
os véus da deusa alheada que sente um vento…
…mais nada!

Num banho de maresia coberta de água-espuma
rebola em areias meigas matizadas
(ora de cá, ora de lá)
esperando o doce dia em que OUTRA VIDA virá…

C8H-(mst) 50/11- MAIO/10

23 comentários:

  1. Maria estimada amiga:
    Vim ler-te através da magia das tuas palavras poema onde eu marinheiro de águas doces, me deleitei.
    Kandandos meus e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  2. ..mas é belo o explanar das espumadas
    ondas, ao luar....
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. KIMBANDA, meu estimado amigo!Já não te via ,há tanto tempo!
    Fico feliz por teter agradado!Amo tanto o mar, que não resisto a cantá-lo sempre que vem a inspiração!
    BEIJITOS E Uma boa semana, para ti, também!
    LUSIBERO(Mª ELISA)

    ResponderEliminar
  4. ANDRADARTE:é lindo o mar...Só lhe resisto. porque tenho uma pele tão branquinha e sensível, que não posso lá andar...
    BEIJINHOS, amigo. Mª ELISA( Lusibero)

    ResponderEliminar
  5. Minha querida, passei para lhe agradecer pela visita e comentario, volte sempre, bjs

    Estou te seguindo para manter o contato, venha conhecer meu blog de poesias também. boa semana!

    ResponderEliminar
  6. Penso que Vénus não provocou só Neptuno...envolta em espuma, sulcando as águas...era uma tentação para os marinheiros.
    Mais fugidia que um peixe...foram eles os apanhados nas redes dos seus encantos...
    Gosto muito de poemas sobre a mitologia e este, olha...está como a Vénus...maravilhoso.
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  7. Como a Vénus leve e vaporosa navegando como sem interesse fosse sobre a espuma branca do mar inocente mariposa indelével roçagar de asas inocentes de infância de luar vence o mar poderoso, o enrodilha, o enfeitiça...Se ela, a Vénus, tivesse olhos de paixão e lábios cálidos de sensualidade, diria que poderia ser uma caravela a vercer o arrogante Adamastor...Poema eloquente e bonito e com força e imagens incisivas. Boa semana.

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria ribeiro,

    Isto não é um ribeiro de água doce mas um oceano de poesia intensa e cheia de magnetismo.

    Enfim, um blogue que é um deslumbramento! Parabéns!

    ResponderEliminar
  9. OlÁ, rouxinol de Bernardim!Prazer em conhecer-te!
    Fico feliz por te agradar!
    E como faço para seguir-te?
    Estou no Facebook com: maria.elisa.ribeiro@iol.ptUm abraço de agradecimento.
    LUSIBERO( Mª ELISA)

    ResponderEliminar
  10. Valter Montani: obrigada pelas tuas palavras gentis.Já estou a seguir-te num blog; qual é o de poesia, que queres que eu veja?
    Contacta.
    BEIJO DE
    LUSIBERO(Mª ELISA)

    ResponderEliminar
  11. GRACINHA:Agradeço essas lindas palavras! És um amor!
    Já vi o poeminha a Sto ANTÓNIO! OBRIGADA, amiga.
    BEIJOS DE Mª ELISA

    ResponderEliminar
  12. MEu amigo Eduardo Aleixo: fosse assim tão fácil vencer todos os nossos "Adamastores"...FÁcil com fazer um poema!
    BEIJO , EDUARDO, também para a PIEDADE e boa semana!
    LUSIBERO(Mª ELISA)

    ResponderEliminar
  13. Nesse poema
    ouço vozes rolando pelos caminhos
    como rios
    que se misturam no mar
    do barulho universal.

    Banham sereias e deusas confusas.
    Pescam febris pescadores.
    E há canções submergidas
    para jamais se encontrar...

    Tácito

    ResponderEliminar
  14. Muito bonito...a forma como é descrito e a cena propriamente dita...e com um mar sempre deixa a coisa muito mais romântica...

    []ss

    ResponderEliminar
  15. Lindo , Tácito!As canções submergidas... são actos de amor que a fantasia cria, para nos consolar...
    BEIJO
    Lusibero

    ResponderEliminar
  16. Cara Maria Ribeiro,

    Gostei muito do poema. A demonstrar cada vez um enorme talento poético.

    Tenho andado bastante ausente da internet, no que diz respeito a visitar todos os amigos. Depois de ter estado muito doente, entrei numa fase de grande necessidade de manter algum silêncio.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  17. RAFAEL CASTELLAR: grata pelo seu comentário!
    Na realidade, a magia do espaço ajuda à imaginação...
    ABRAÇO de
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  18. António Rosa, meu amigo querido:Eu também não tenho andado bem, desde que, em Dezembro, tive uma paralisia facial viral; seguiu-se uma tremenda depressão, e agora já sinto necessidade de me agarrar ao PC.
    Mas o importante é que o meu amigo esteja a melhorar e volte com a força possível ao nosso convívio, se a medicação permitir..., porque, no meu caso, pelo menos ,ajudou.
    Um beijo de amizade, no desejo sincero de grandes melhoras!
    Mª ELISA

    ResponderEliminar
  19. Maria,minha amiga, que poema mais bem conseguido, com uma musicalidade perfeita.
    A exuberante Vênus a trazer equilíbrio ao dono do mar sempre voluptuoso.
    Muito belo!
    O selinho que está lá no Infinito é teu e da tua Susana, passem por lá para pegá-lo.
    Beijinhos em teu coração

    ResponderEliminar
  20. Belo, Maria! Com toda a poesia que envolve a bela mitologia grega, uma das minhas paixões. Boa semana!

    ResponderEliminar
  21. "O ÁRABE": então, somos dois! A mitologia grega, principalmente, é uma fonte inesgotável ,de inspiração! BOA SEMANA , com um abraço
    Lusibero

    ResponderEliminar
  22. QUERIDA MALU: vamos lá a ver se a Susy vai buscar os teus presentinhos, que eu não sei.
    Obrigada pelas tuas palavras, sobre o poema.
    BEIJINHOS DE Mª ELISA

    ResponderEliminar
  23. Lindo, sua poesia é clássica! Viva a mitologia Grega e por q não a putaria Grega e Romana (leia TCHECA da TCHECA, ou não)

    O q importa, tu escreves de forma serena e lírica.

    Um dia saberei eu escrever dessa forma? Vai saber... Por enquanto vou admirandos trabalhos como o seu, e vomitando os meus.

    Bom ter vindo aqui!

    Sim. Sou um brincalhão, mas sem deixar de ser pessimista com o mundo, veja bem, com o MUNDO.

    Na minha vida sou um otimista convicto!

    Mas quem sou eu para o mundo?
    Ninguém!

    ResponderEliminar