segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: BASTA!



Acabo de ouvir no jornal da tarde da TVI: mais uma mulher assassinada pelo ex- companheiro, em frente dos pobres filhos!
Este assunto merece uma atenção particular, da minha parte, em tempo mais oportuno, pois estou para sair.

Não quero deixar, no entanto, de expressar já a minha veemente revolta contra a viol~encia doméstica e perguntar à justiça portuguesa ,quantas mulheres mais devem ser ,brutalmente massacradas por pseudo- machos-latinos, seres raivosos, impotentes morais, cancros da sociedade que é preciso banir!

Adensa-se o drama e é cada vez mais premente um MOVIMENTO DE CIDADANIA para se conseguir que os homensde comando, façam alguma coisa contra este miserável, cobarde, estado de coisas.

Dizem as notícias que o assassino deu um tiro no próprio pescoço. Espero que não sobreviva para não ir para a cadeia , se for!- comer à custa dos dinheiros dos contribuintes!

E pergunto, do alto da minha indignação: mulheres de PORTUGAL, de que estamos à espera , para prestar homenagem a todas estas vítimas, mostrando ao poder estabelecido, que sem as mulheres, sem o respeito que a condição feminina merece, nenhuma sociedade pode ser adulta?

Continuaremos a aceitar a ideia ,incutida em nós por padres e freiras, de que a mulher- é - propriedade-do- homem, seja ele quem for, como no tempo da escura IDADE dos tempos?à moda do que tratou CAMILO CASTELO BRANCO, EM "AMOR de PERDIÇÃO"?
A balança dos horrores já pesa demais! BASTA DE IMPOTÊNCIA e RESIGNAÇÃO COBARDE!

O que faz a APAV( apoio à vítima) para além de aceitar mulheres -o que é significativo!-contra este estado de coisas? Não há juristas ,neste país, que estejam ao lado das mulheres, na sua luta contra a obscuridade das mentes?

Quem pode ajudar a travar este "genocídio"? ACHAM DURA A PALAVRA?
Sim, é dura mas não sei se excessiva!Não a aceitam nos demasiados casos de violência doméstica?Não é isso que se chama à morte e violação de crianças e mulheres, por esse mundo fora? Basta de hipocrisia! Basta de mediocridade no julgamento dos assassinos, que ,em muitos casos, são, pura e simplesmente libertados!

10 comentários:

  1. Maria
    Belo texto, na sua tristeza, do assunto que debateste, que realmente é um CANCRO de sociedade, e ninguém faz nada,diáriamente há mulheres massacradas, no seu corpo e na sua dignidade, mortas,espancadas, e destruidas, como seres humanos.
    Bravo para o teu grito.

    Beijinhos
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  2. Eu já lhe tinha pedido para aderir:

    http://www.saynotoviolence.org/

    ResponderEliminar
  3. Do fundo do meu coração,junto a minha voz ,á sua voz,
    Um abraço solidário para todas as mulheres vítimas destes crimes.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  4. É terrivel isso,é melhor em alguns lugares e piores em outros, mas não dá para abaixar a guarda que o preconceito e a prepotencia tomam conta.
    beijos

    ResponderEliminar
  5. Olá Maria
    Revoltada? Claro que sim e com razão. Tudo o que diga respeito à actuação da Justica(?)neste Portugal só merece revolta. Dizem-nos que se limitam a aplicar a lei feita pelos deputados. Certo, mas caramba, será que alguém acredita que os juízes não têm a sua responsabilidade nas tais leis? Então têm sindicalistas sempre de língua fiada para defenderem a classe e não se preocupam se as leis estão mal feitas? Alguém acredita? Eu não. Chega de tanta hipocrisia.
    Bater em mulheres,mães e filhos? Grandes homens.É um macho português. Que tristeza de gente e ainda têm direito ao subsidio de reintegração.
    Diogo

    ResponderEliminar
  6. Olá Lusibero,
    Compartilho de toda a sua indignação, de facto casos sucessivos vão acontecendo e não vejo como isto se poderá resolver, quando as mulheres tolhidas pelo homem, deixam que a forma como são tratadas, vá até este ponto. Tudo se esconde entre quatro paredes e o medo e também as condições económicas precárias em que muita gente vive, também são uma causa, que dá força a um e tira a outro.
    Bjs,
    Manuela

    ResponderEliminar
  7. Indignações como a tua são precisas e muitas para terminar este flagelo social. Muitas vezes não é possível avançar pelo medo que a vítima sente. Estou de acordo com o que diz a Manuela Freitas, são condições precárias de vária ordem que permitem que muitas mulheres continuem a viver num inferno vrdadeiro.
    Beijo
    Graça

    ResponderEliminar
  8. Maria, concordo com tuas palavras e acho mesmo que algo tem que ser feito, não só em Portugal, precisamos nos unir para levantar essa bandeira pois encontramos essa violência em todos os lugares.

    Um grande abraço

    ResponderEliminar
  9. Meus amigos e queridas amigas: não estou a responder a cada um/a ,em particular, pela natureza do post que publiquei. É que teria que o fazer com as mesmas palavras que usei no post!Éste pretende ,apenas, pôr-nos a pensar no problema e no como poderemos agir para mostrar a nossa indignação: os casos sucedem-se ,com uma frequência inusitada e parece não haver solução para esta aviltante situação. Dei uma resposta particular ao CIRRUS porque ,nem com ajuda de quem sabe mais do que eu, consigo entrar no site que ele me deu. No entanto não acho que o problema tenha que ver só com as condições económicas e a dependência ,em termos económicos, da mulher em relação ao homem! O problema é muito mais complexo, até porque ,em muitos casos , as mulheres tornara~-se independentes do homem ,refizeram as suas vidas ,têm um emprego e ,por vezes outro companheiro! O problema, quanto a mim, reside também, na não aceitação do "fugir de controle" do ser -mulher, das mãos do "macho-proprietário"...

    BEIJO DE
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  10. Minha amiga: têm toda a razão no sentido de revolta, mas isto só sucede porque a justiçs no nosso País não funciona, as leis são demasiado brandas para se punir certos crimes, e o crime por vezes compensa.

    ResponderEliminar