terça-feira, 19 de janeiro de 2010

POEMA DO CICLO "ARES DO TEMPO..."

FOTO GOOGLE



É quase genético
este meu conhecer, de cor,
o rebentar das ondas do Mar...

Herança de antepassados,
fugidos à vida
em frágeis "cascas de noz",
com os soluços na voz.

Misterioso, místico,
este apelo das águas
em ondas alterosas
leva-me pelas areias ,onde
avós de outras eras
se perderam nas quimeras!

Não sei dizer o porquê
da chamada insistente, premente...
Suspeito que os seus restos,
perdidos em águas fundas,
pedem para ser lembrados
por marinheiros mais lestos...

-"AVÉ -MARIA, cheia de graça..."
Um frémito de amor perpassa
no meu sentir, a rezar...
- " Bendito o fruto do vosso ventre..."
Janela aberta em minh'alma
ferida de velhos tempos,
deita ao mar minhas saudades,
que eu lanço em tardes calmas.
- "Rogai por nós, pecadores..."
Do fundo do MAR
oiço um eterno soluço...
vindo, com força do mar, dos que andaram a navegar
perdendo-se noutros odores
-" Agora e na hora da nossa Morte..."

Triste sorte! Tantos horrores...



C7G-33(Mist)DEZ/09

10 comentários:

  1. Graciae Plena em oratórium sussurrastes,i choru e i choru!
    I Amu pessoa tua!
    e a reverencio e tributo!
    viva la voida sniffffffffffffffffffffffff!

    ResponderEliminar
  2. oração essa no mar me consolou e enterneceu!
    ti amuuuuuuuuuuuuuuuuuuu pessoaaaaaaaaaaaaaa!

    Viva la vidaaaaaaaa snifffffffffffffffff!

    ResponderEliminar
  3. OBRIGADA, RICARDO CALMON: enternecem-me as tuas palavras, meu amigo especial!
    Tenho andado a respeitar o teu período de luto, amigo. Amanhã, vou ver se já publicaste. BEEEEEEEijos grandes!
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  4. Olá Maria
    Belo poema ao mar "onde avós d´outras eras se perderam nas quimeras" "na labuta do seu sustento conseguido com algum ou muito lamento", acrescento eu. Lindissimo
    Bjo
    Diogo

    ResponderEliminar
  5. Manuel Marques: sendo o mistério da nossa inquietação, na realidade. nada é mais reconfortante, que aquele rumorejar...
    BEIJOS
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  6. DIOGO: essa é a grande verdade!Fonte da nossa afirmação no mundo antigo, fonte perene da nossa alimentação, à custa de sacrifício e morte. A eterna condição humana...
    BEIJOS
    LUSIBERO

    ResponderEliminar
  7. "Ó mar salgado quanto do teu sal, são lágrimas de Portugal!..."
    Quanto sonhos rezados em Ave-Marias!

    Belo o seu poema, Maria.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  8. LUÍSA: é genético, não acha? este amor pelos mistérios do mar, que temos à porta...É uma das minhas fontes de inspiração; consigo "ouvi-lo", mesmo que esteja longe dele!
    BEIJITOS , LUÍSA.
    LUSIBERO

    ResponderEliminar