segunda-feira, 1 de junho de 2015

DO EI...


Proibido fazer a barba: lei imposta pelo Estado Islâmico obriga homens a ter barba


por LUSAHoje5 comentários


Segundo os habitantes de Mossul, a nova lei não tem nada a ver com religiãoFotografia © AP Photo/ Anthony Shadid


EI distribuiu panfletos em que diz que, ao fazer a barba dos homens, os cabeleireiros são cúmplices de um pecado. Habitantes de Mossul dizem que 'jihadistas' querem misturar-se com a população.


O grupo Estado Islâmico aprovou uma nova lei, a vigorar a partir de hoje em Mossul no Iraque, que torna obrigatório o uso de barba e proíbe os cidadãos de se barbearem.

O autodenominado Estado Islâmico (EI) distribuiu panfletos a anunciar o estabelecimento desta nova lei em Mossul, a cidade mais importante conquistada durante a vasta ofensiva no verão de 2014 e entretanto proclamada como a capital do "califado".

"Estou apavorado porque eles (os jihadistas) reagem violentamente contra quem se rebelar ou ignorar as instruções", admitiu à AFP um jovem de 18 anos, que não se quis identificar. "Eu trabalho numa padaria, o que significa que tenho de sair de casa e cruzar-me com homens Daesh", acrescentou o adolescente, usando um acrónimo em árabe para EI.

Os jihadistas fizeram de Mossul a sede da administração, onde decidem tudo, desde os programas escolares até aos horários de funcionamento das lojas, passando pela maneira de vestir - roupa e cabelo, noticia a agência AFP.

"Ao fazer a barba dos homens, os cabeleireiros são cúmplices de um pecado", está escrito nos folhetos do EI que citam o hadith (palavras atribuídas ao profeta) para justificar a proibição de cortar a barba.

Sem comentários:

Enviar um comentário