"As minhas palavras têm memórias ____________das palavras com que me penso, e é sempre tenso _________o momento do mistério inquietante de me escrever"
sábado, 23 de maio de 2015
António Guterres, Secretário das Nações Unidas para os refugiados, pede...
ONU Guterres pede todas as fronteiras abertas para refugiados sírios
O Alto-Comissário da ONU para os Refugiados (ANCUR), António Guterres, pediu hoje a abertura de todas as fronteiras aos refugiados que fogem da guerra na Síria.
MUNDO
Lusa
17:07 - 23 de Maio de 2015 | Por Lusa
Share on printShare on email
"Todas as fronteiras devem estar abertas para os refugiados sírios. Na Europa, no Golfo, em todo o lado...", disse Guterres no Fórum Económico Mundial a decorrer em Shouneh, na Jordânia, citado pela agência France Presse.
PUB
Os refugiados sírios, acrescentou, não são "apenas responsabilidade dos países da região, mas de todo o mundo".
Dirigindo-se aos países que argumentam razões de segurança para não receber os refugiados, Guterres frisou que eles "não são terroristas, mas antes as primeiras vítimas do terror".
"Os problemas de segurança da região não vêm dos refugiados", disse.
António Guterres referiu que há atualmente quatro milhões de refugiados registados nos países vizinhos da Síria, mas "muitos outros sírios na Jordânia e no Líbano não estão registados".
Dentro da Síria há 7,6 milhões de pessoas deslocadas, disse, lamentando que a comunidade internacional não "trabalhe junta suficientemente para responder às necessidades humanitárias dos sírios".
Os donativos recolhidos pela ONU desde 2014 apenas cobriram 60% das necessidades básicas.
O Programa Alimentar Mundial (PAM) da ONU, disse, "enfrenta um problema de financiamento muito grave" e, na Jordânia, por exemplo, "as senhas alimentares distribuídas aos refugiados foram reduzidas 40%".
Desde que começou, há quatro anos, a guerra na Síria já fez mais de 220.000 mortos, dos quais mais de 10.000 eram crianças.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário