"As minhas palavras têm memórias ____________das palavras com que me penso, e é sempre tenso _________o momento do mistério inquietante de me escrever"
domingo, 31 de maio de 2015
Dos Estados Unidos...a preocupação com a situação do jornalista angolano Rafael Marques
Associação dos Advogados norte-americanos "preocupada" com condenação de Rafael Marques
por LusaHojeComentar
Rafael Marques na apresentação do livro "Diamantes de Sangue" em LisboaFotografia © Diana Quintela / Global Imagens
O Departamento de Estado norte-americano mostrou-se também preocupado com o "impacto negativo" que a condenação do jornalista vai ter na liberdade de expressão e de imprensa em Angola.
A Associação dos Advogados norte-americanos considera que o processo judicial que condenou o jornalista angolano Rafael Marques a uma pena suspensa de seis meses de cadeia decorre de "graves irregularidades processuais".
O presidente da Associação dos Advogados norte-americanos (American Bar Association), William C. Hubbard, numa nota difundida este fim de semana nos Estados Unidos afirma estar "preocupado" com os "procedimentos" que levaram à sentença de seis meses de pena suspensa atribuída ao jornalista e ativista de direitos humanos, Rafael Marques, por estarem "marcados por irregularidades inconsistentes" face aos padrões do direito a nível internacional.
O mesmo comunicado refere que a associação acompanhou o caso e os "procedimentos" aplicados permitem concluir que que Rafael Marques não teve "oportunidades" para se defender durante o julgamento que decorreu em Luanda.
"O tribunal falhou ao não considerar as questões relacionadas com a liberdade de expressão e liberdade de imprensa invocadas pela defesa durante o julgamento", indica o mesmo documento.
A organização que representa mais de 400 mil advogados dos Estados Unidos sublinha que vai continuar a acompanhar os "procedimentos" que vão agora decidir o apelo apresentado por Rafael Marques sublinhando que se verificaram "graves violações judiciais" durante o julgamento que terminou na quinta-feira no Tribunal Provincial de Luanda.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário