quarta-feira, 26 de novembro de 2014

DE Espanha...


Imprensa 'A queda dos donos de Portugal', escreve o El País
O jornal espanhol El País publica hoje um artigo onde intitulado ‘La caída de los amos de Portugal’ (traduzindo, 'A queda dos donos de Portugal'), onde associa a detenção de José Sócrates, antigo primeiro-ministro, ao caso que envolve Ricardo Salgado, antigo líder do BES.


PAÍS
DR

14:05 - 26 de Novembro de 2014 | Por Pedro Filipe Pina


Share on printShare on email



De Espanha chega hoje a notícia de um artigo publicado no jornal espanhol El País que aborda os casos que levaram às detenções de José Sócrates e Ricardo Salgado, descrevendo-os como as figuras que controlaram o país entre 2005 e 2011.
Leia também:
Sócrates suspeito de corrupção enquanto primeiro-ministro
"Sócrates não está condenado e já foi exposto ao pelourinho"
Mário Soares visita Sócrates na prisão
PUB




Num artigo que conta com entrevistas a José António Saraiva, diretor do semanário Sol, e ao economista João Duque, fala na “colaboração Sócrates-Salgado” como “fundamental na contínua emissão de dívida pública” e recorda ainda também a condenação de Armando Vara, ex-ministro de Sócrates. Medina Carreira surge também referido no artigo.

Sobre o banqueiro que controlava o entretanto dividido ao meio BES, o El País aplica, em português, o termo Dono Disto Tudo e faz também referência ao “juiz Alexandre”, descrevendo-o como o homem que, em quatro meses, acabou com a “fama daqueles tempos alegres”.

A detenção de José Sócrates, entretanto colocado em prisão preventiva, à espera de conhecer os termos em que oficialmente poderá vir a ser acusado, tem sido assunto na imprensa internacional. A abordagem do diário El País, no entanto, destaca-se por dar particular à ênfase às relações que Sócrates teria com Salgado.

Veja aqui o artigo completo.

Sem comentários:

Enviar um comentário