sábado, 21 de setembro de 2013

A RAI TRE , REDE DE TELEVISÃO ITALIANA, RETRATA PORTUGAL COMO UM PAÍS DE MISÉRIA, ONDE SE PASSA FOME

Televisão italiana retrata um Portugal em crise e com fome
20 de setembro de 2013 por as minhas leituras deixe um comentário
Presa Diretta
Há um ano e meio, a televisão italiana Rai3 esteve em Portugal para avaliar o impacto da política de austeridade exigida pela troika e aplicada pelo recém-eleito Governo de coligação PSD/CDS, agora regressou para perceber as mudanças.

Coincidência ou não, a reportagem foi realizada no mesmo dia em que o Banco Alimentar realizou uma campanha de recolha de alimentos para ajudar os mais carenciados, que são muitos como fazem questão de sublinhar alguns voluntários ouvidos pela repórter da Rai3. Mas esta não foi a única questão a ser abordada.

Surpreendida com as filas nos centros de emprego e os anúncios de trabalho que oferecem salários entre os 400 e 500 euros, a jornalista italiana explica que a emigração, nomeadamente para as ex-colónias portuguesas, tem sido “o destino de muitos portugueses, principalmente de muitos licenciados”. É também entrevistado um casal na casa dos 50 anos que conta como vive com apenas 25 euros por semana. A juntar a isto são transmitidas imagens de muitos portugueses a protestar na rua contra a austeridade.

Além do povo, revoltado e com fome, a Rai3 conversou com a presidente do Banco Alimentar, Isabel Jonet, que revela que “milhares de portugueses não comem, pelo menos, um dia por semana, porque não têm dinheiro” e que “muitas crianças só comem uma vez por dia”. A este testemunho, o fundador da AMI, Fernando Nobre, junta outra preocupação: “Se continuarmos assim, em poucos meses, não vamos ter capacidade de resposta”.

Sobre a economia do País, o antigo ministro Bagão Félix afirma que as privatizações que o Governo tem levado a cabo “não resolvem os problemas e ainda enfraquecem a soberania de Portugal”. Enquanto, o antigo Presidente da República, Mário Soares, sublinha “a importância da Europa acabar com esta fixação pela austeridade”, sob pena de “acabar no abismo”.

Neste programa ‘Presa Diretta’ da Rai3 são ainda apresentadas reportagens sobre a situação que se vive actualmente noutros países, como Alemanha, França e algumas regiões italianas.



Via Notícias ao Minuto

2 1 23
- See more at: http://www.leituras.eu/?p=11206#sthash.ZHkuMhqx.xwvxePb5.dpuf

Televisão italiana retrata um Portugal em crise e com fome
www.leituras.eu
Uma televisão italiana emitiu, esta semana, uma reportagem sobre Portugal, com testemunhos de algumas personalidades como Bagão Félix, Fernando Nobre ou Mário Soares, na qual fala sobre um país empobrecido, entristecido e que, com frequência, sai à rua em protesto contra a austeridade.

2 comentários:

  1. Não vi o documentário mas vejo todos os dias as notícias do meu país. Os noticiários já não conseguem esconder tanta miséria e fome.

    Parece que todas as TV's deveriam passar estes documentários não só na Europa mas no mundo todo e envergonhar estes governantes que vivem na opulência e na luxúria desbaratando tudo o que durante séculos se construiu com suor, sangue e muitas lágrimas.
    Este Estado - Não é pessoa de bem.

    ResponderEliminar
  2. A comunicação social, TODA!-vive numa nova mordaça pidesca, Luís! Nem as privadas deram relevo! Veja onde chegámos com estes ditadores!
    Beijinho
    Maria Elisa Ribeiro(lusibero)

    ResponderEliminar