terça-feira, 11 de junho de 2013

POEMA: AZUL DA VIDA






NOTA: um poema , aparentemente, difícil. É diferente do que habitualmente escrevo, mas "pediu-me" para ser escrito deste modo...
Tem a ver com a criação poética, o valor das palavras, o sentir poético no comunicar...A poesia, de qualquer modo, é VIDA! Vida-mar. vida-flor, vida-ave, vida-vulcão...um mundo por desvendar!





AZUL DA VIDA

Dispersa-se, o azul da vida,
por colinas que falam aragens,
nevoeiros densos, intensos,
brumas a desvendar…

Meu AZUL…MINHA MÍSTICA-RIZOMÁTICA
que IRRADIA para espaços, gentes e lugares…
EU, CENTRO DO MUNDO, DO MEU MUNDO…
Vulcão profundo da POESIA lateral,
lanço minha lava natural pelas colinas da vida
por onde o FOGO vai passar!

 Meu mistério, de azul vestido,
É minha COLECTÂNEA DE PALAVRAS.
Com elas me torno EU, a caminhar para o MUNDO,
CENTRO DE MIM…NO CENTRO DELE!

Navego –me  numa eterna circum-navegação,
Na escolha de vocábulos que sirvam a transformação,
Em ELEMENTOS DE UNIÃO ENTRE O NADA E A MENSAGEM
DA CORAGEM DE VIVER-SOBREVIVER-ESTAR/SENDO.

ODISSEIA DOS SIGNOS LINGUÍSTICOS
Que contam histórias como a MINHA
E a de todos os UNIVERSAIS-USANTES-DO-PLANETA-LINGUÍSTICO.

Tocam TAMBORES-NO-RUMOR-DA-HUMANA-VONTADE-DE- ENTENDER…
CENTRO CÓSMICO…
…EU ACONTEÇO na MENSAGEM que crio----------------------------------
LUZ-ENTENDIMENTO CREPUSCULAR-----------------------------------------
Verdade a brilhar no TEMPO –A- RETOMAR –O- SEU CURSO-
NO RUÍDO DO RELÓGIO MÍSTICO-------------------------------------------------

PALAVRA- empreendimento - feito-de-astúcia------FADO/PERIGO
No meu descer AO INFERNO DA VERDADE!
Pelo caminho, mato males que vulcanizam MENSAGENS-AMOR.
ESCORREM LAVAS VELHAS…
RESSURGEM VOCÁBULOS COM VONTADE DE CAMINHAR!

VAI, POETA! LEVA AS PALAVRAS! SOLTA-AS!

C10J-12-JAN/011(MSG)

Maria Elisa R. Ribeiro
(Marilisa Ribeiro)


Sem comentários:

Enviar um comentário