quarta-feira, 12 de junho de 2013

O PENSAMENTO DO CIENTISTA STEPHEN HAWKING (pesquisa NET)





O Pensamento de STEPHEN HAWKING:

"CIÊNCIA x RELIGIÃO: O Pensamento de Stephen Hawking
"DEUS NÃO TEM MAIS LUGAR NA CRIAÇÃO DO UNIVERSO"



O cientista britânico Stephen Hawking afirma, em seu novo livro The Great Design (O Grande Projeto), que "Deus não tem mais lugar nas teorias sobre criação do universo, devido a uma série de avanços no campo da física", segundo trechos da obra publicados nesta última quinta-feira (02/09/2010).


Demonstrando uma posição mais dura em relação à religião do que a assumida nas páginas do best-seller internacional "Uma Breve História do Tempo: do Big Bang ao Buraco Negro", de 1988, Hawking diz que o Big Bang foi simplesmente uma consequência da lei da gravidade: "Por haver uma lei como a gravidade, o universo pode e irá criar a ele mesmo do nada. A criação espontânea é a razão pela qual algo existe ao invés de não existir nada, é a razão pela qual o universo existe, pela qual nós existimos", escreve o célebre cientista em "The Grand Design", que será publicado em série no jornal The Times. "Não é necessário que evoquemos Deus para iluminar as coisas e criar o universo", acrescenta.


Hawking se tornou mundialmente famoso com suas pesquisas, livros e documentários sobre Física Teórica, apesar de sofrer desde os 21 anos de idade de uma neurodistrofia aguda, uma doença degenerativa dos músculos que não afetou o cérebro, que o deixou dependente de uma cadeira de rodas e, após contrair uma traqueostomia, de um sintetizador de voz para se comunicar. Em "Uma Breve História do Tempo", Hawking sugeria que a ideia de Deus ou de um ser divino não é necessariamente incompatível com a compreensão científica do universo: "Se nós descobrirmos uma teoria completa, será o triunfo definitivo da razão humana - pois então poderemos conhecer a mente de Deus".


Em seu mais recente trabalho, no entanto, Hawking cita a descoberta, feita em 1992, de um planeta que orbita uma estrela fora do Sistema Solar, como um marco contra a crença de Isaac Newton de que o universo não poderia ter surgido do caos: "Isso torna as coincidências de nossas condições planetárias - o único sol, a feliz combinação da distância entre o Sol e a Terra e a massa solar - bem menos importantes, e bem menos convincentes, como evidência de que a Terra foi cuidadosamente projetada apenas para agradar aos seres humanos", afirma Hawking.

http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4656234-EI301,00-Stephen+Hawking+Deus+nao+tem+mais+lugar+na+criacao+do+universo.html
Não gosto ·  · Promover · 

Sem comentários:

Enviar um comentário