segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

NOVA PORTUGALIDADE

 









Nova Portugalidade

7 min 
A Aliança dos Portugueses com o Império de Vijayanagara
A origem das elações entre os portugueses na Índia e o Império Hindu de Vijayanagara, ou Reino de Bisnaga, como chamavam os portugueses, se inicia por volta de 1507, altura em que o primeiro governador português, D. Francisco de Almeida conheceu Timoja.
Timoja era o comandante da frota de Vijayanagara a quem foi confiada a tarefa de travar uma guerra perpétua com os Mulçumanos de Goa; qual cidade tinha sido capturada alguns anos antes do poder de Vijayanagara por Yusuf Adil Shah de Bijapur.
Quando o sultão Bijapur morreu em 1510, Timoja convenceu Alfonso de Albuquerque, o então vice-rei das possessões portuguesas no Oriente, para atacar Goa, uma antiga possessão dos hindus.
A Conquista foi um sucesso total; e Timoja, que então se chamava o mais fiel aliado de Portugal, ajudava Albuquerque por terra quando a cidade foi tomada tanto que o sultão de Bijapur despachou um mensageiro para Vijayanagara reclamando que Timoja tinha dado a sua ajuda à frota portuguesa na captura de Goa
Vijayanagar e a Goa Portuguesa permaneceram tão amigáveis ​​que quando em 1515 o Rei Krishna Deva Raya capturou o fortaleza de Rachol, entre seus soldados havia também um destacamentomento de soldados portugueses sob o comando de Christovao de Figueredo; que prestou grande ajuda no ataque ao forte. O soberano hindu ficou muito grato aos portugueses em conta desses eventos, que posteriormente, no ano seguinte, apresentou o vice-rei português com todo o território de Salsette como um presente. Fonte:
Albuquerque, Caesar of the East: Selected Tex

Sem comentários:

Enviar um comentário