quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Artigo de minha autoria sobre RAUL BRANDÃO

 







Pequena reflexão sobre RAUL BRANDÃO

AUTOR: Maria Elisa Rodrigues Ribeiro

19 de Janeiro de 2022

Alusão à Bibliografia, no fim do artigo.

 

 

 

RAUL BRANDÃO(R.B), escritor  nascido em 1867 na FOZ do DOURO, e falecido em LISBOA, em1930.

É raro ver os leitores pegarem na obra deste grande autor e são muito poucos os que o procuram. Escritor  contemporâneo, escreveu em Revistas, Jornais e foi Dramaturgo.

No entanto foram as  obras narrativas como.”FARSA”,” HÚMUS”,”OS Pescadores”, “Os Pobres de Pedir” entre outros, quem mais lhe valeu (não digo a popularidade!) mas uma certa alusão ao seu nome.

Nos finais do século XIX e ainda no século XX tornaram-se muito conhecidos em todo o mundo alguns novelistas russos dos quais saliento DOSTOIEWSKI, TOLSTOI,GORKI com obras que o nosso Raul Brandão conhecia porque o levavam para um mundo de miséria onde uns eram dominados pelos outros e se vivia e morria no meio da maior miséria. As vidas exploradas são ,em parte, a obra do nosso escritor.

Não foi por simpatia que o escritor caiu nos temas da misebilidade do mundo...Foi também por temperamento e proximidade, na medida em que à sua volta o sofrimento dos pobres era o retrato do mundo. Para R.B a injustiça não acabava com a dor da falta de tudo o que serve à dignidade humana.

Falei-vos da obra “HÚMUS”. Escrita prodigiosa! No entanto, ninguém a procurava já que o tema principal (a MORTE), afastava os pobres mortais, que não queriam pensar em covas fundas, terra pesada, ciprestes, vermes, estrume ou húmus para temperar as terras.

Li esta obra quando andava na FACULDADE DE LETRAS. Não porque fizesse parte do programa(DEUS nos livre!)mas para(desculpem a verdade...) dar ares de menina interessada...

Detestei o livro pelo mesmo motivo que os outros! Mas voltei lá há três anos, quando li “OS PESCADORES”.

A Morte é quase a personagem principal com que “O GABIRU”,  espécie de filósofo lunático, conversa com o autor sobre a triste verdade de todos nós. Em “HÚMUS”, num estilo poderosamente original de uma modernidade nunca, até aí, vista, o monólogo na primeira pessoa é entre o autor e o seu ALTER EGO, O GABIRU) e toda a narrativa explora a contradição entre dois mundos. O mundo aparente e o mundo autêntico. À medida que progredimos na leitura vamos sabendo coisas que nos fazem horror e somos levados a pensar no QUADRO de MUNCH, “O GRITO”,angustiante e misterioso.

Foi um grande apreciador de R.B(José Carlos Seabra Pereira) ,da Universidade de Coimbra, quem viu esta analogia e também com a obra “O COMEDOR de BATATAS”, de VINCENT VAN GOGH.

Não podemos esquecer, que  o absurdo da condição humana é estar condenada a viver milénios de uma vida que não é mais que putrefacção contínua, festa de máscaras, invejas, mesquinhez e egoismo.

 

 

©Maria Elisa Rodrigues Ribeiro

19 de JANEIRO DE 2022

 

Bibliografia

 

Barreiros, António José,História da Literatura Portuguesa ,vol II

Internet-Raul Brandão

Saraiva e Lopes, António José Saraiva e Óscar Lopes-História da Literatura Portuguesa

E mais tantos livros de meu uso pessoal!

Sem comentários:

Enviar um comentário