quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Dia de Reis: texto escrito por uma senhora de 100 ANOS

 

Apontamentos
A Igreja Católica celebra hoje a Epifania do Senhor. Na Liturgia das Horas, em Vésperas I, a primeira antífona é muito bela e em Laudes, a segunda é como que uma estrofe de linda e inspirada composição poética repleta de alegria: " Mares
e rios, bendizei o Senhor; água das fontes, bendizei o Senhor. Aleluia."
Os Reis Magos vieram de terras longínquas para adorar Jesus, o Senhor, o Salvador, guiados por uma estrela, e ofereceram-Lhe ouro , incenso e mirra, cuja simbologia reporta à Sua realeza , morte e divindade. Foram mensageiros abençoados de uma realidade extraordinária, de um facto transcendente que iria transformar radicalmente o mundo, aproximar o Céu da Terra, o Homem do seu Criador. A Epifania, aparição de Jesus, o Salvador, aos gentios, é mais conhecida por Dia de Reis, que o Povo também celebra , a seu modo, mas sempre com muita alegria e respeito. É também o meu dia, o dia da minha família. O Bolo Rei não podia faltar, e nunca faltava, na nossa mesa, neste dia tão bonito e alegre. Hoje é diferente: já não tenho a família à minha volta, e aquela alegria intensa e jovem já não existe. Mas, ainda assim, o Bolo Rei não faltou na mesa do meu almoço. Gentileza da Maria Eduarda que agradeço com o coração transbordante de gratidão.
Vale de Cambra, 06/01/2020

Sem comentários:

Enviar um comentário