quarta-feira, 2 de março de 2016


Cobrança de dívidas está a gerar onda de terror na Rússia
Dificuldades económicas e financeiras dos habitantes provocou uma onda de pedidos de empréstimo e um aumento da violência das cobranças. Histórias de terror multiplicam-se e já levaram à criação de páginas na internet para partilha de histórias.

© DR
ECONOMIA EUROPAHÁ 3 HORASPOR BRUNO MOURÃO COM ELSA PEREIRA





A queda do preço do petróleo e as sanções dos parceiros internacionais devido à guerra na Ucrânia levaram a Rússia a mergulhar numa crise económica e financeira que está a transformar-se numa situação de emergência social.
PUB




As dificuldades das famílias levam muitos russos a recorrer a empréstimos não-garantidos, oferecidos por negociantes de crédito fora do sistema financeiro com juros crescentes. Contratos com juros de 1% por cada dia sem pagamento do valor emprestado são prática comum e a incapacidade de cobrar o dinheiro pelos meios comuns leva muitos comerciantes a recorrer a métodos que os clientes descrevem como "medievais".

De acordo com a Bloomberg, os casos de vandalismo e agressões repetem-se, mas são os ataques mais elaborados que estão a lançar uma onda de verdadeiro terror em muitos russos. Os tribunais da cidade de Ulyanovsk acusaram um cobrador devido a uma ataque com um cocktail molotov, que deixou uma criança com queimaduras graves; o antigo agente da polícia estava a tentar intimidar o avô da criança a pagar uma dívida equivalente a menos de 50 euros.

A Bloomberg garante que os ataques a carrinhos de bebé são prática comum, e houve até um caso de uma creche que teve de ser encerrada devido a uma ameaça de ataque ao edifício caso um dos empregados não pagasse as dívidas da mulher.

Anton and Anna Byskup contam que receberam um falso obituário da filha bebé e um aviso que os seus números de telefone e fotografias tinham sido publicados num site de prostituição, como forma de ameaça para o pagamento de uma dívida de 180 euros. "Fiquei a tremer e tive um colapso nervoso", disse Anna numa entrevista à televisão russa.

As vítimas dos ataques já estão a juntar-se e criaram sites e fóruns na internet para partilhar as histórias de violência e tentar obter ajuda para resolver os problemas financeiros. O movimento está a pressionar o governo russo para que seja criada legislação sobre a cobrança de dívidas, uma mudança que poderá chegar em breve.PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário