sábado, 26 de março de 2016

OBAMA em Buenos Aires...(in www.publico.pt)


Em Buenos Aires, Obama abriu os arquivos secretos sobre a ditadura argentina


ANA GOMES FERREIRA

25/03/2016 - 18:46


Presidente dos EUA foi reconciliar-se com um antigo um aliado e legitimar o novo chefe de Estado, Mauricio Macri, que fez o país virar à direita, acabando com 70 anos de peronismo.Macri e Obama no Parque da Memória - os dois presidentes deram-se "muito bem" NICHOLAS KAMM/AFP




0







TÓPICOS

América
Argentina
Barack Obama
América Latina
Buenos Aires


Com uma visita simbólica, um discurso a assumir responsabilidades — que ficou áquem do pedido de desculpas — e o anúncio da abertura dos arquivos militares e dos serviços secretos de Washington sobre os anos da ditadura, Barack Obama ofereceu aos argentinos uma nova fase de relacionamento.

Obama fez coincidir a visita de dois dias ao país com a passagem dos 40 anos do início da ditadura. Por isso, o ponto alto do programa — depois de um primeiro dia que serviu sobretudo para travar conhecimento com o novo Presidente argentino, Mauricio Macri — foi a visita ao Parque da Memória, o lugar em Buenos Aires onde se recordam as mais de 30 mil vítimas da ditadura militar.

Ali, e num discurso posterior, Obama ajustou as contas (as possíveis, segundo os limites traçados por Washington) com o comportamento dos EUA no passado.

Os Estados Unidos, disse, foram demasiado lentos a condenar as atrocidades da "Guerra Suja" da ditadura (1976-1983). As suas palavras aproximaram-se de um pedido de desculpa, mas o Presidente não o fez. "Existe uma controvérsia quanto às políticas dos EUA naqueles primeiros dias negros", disse Obama, defendendo que Washington só apoiou a Junta Militar — e a sua "ditadura permanente" — depois da sublevação que afastou Estela Perón numa fase inicial. "Os Estados Unidos têm que examinar as suas políticas e o seu passado", disse no parque junto ao Rio da Prata, para onde os militares atiravam os corpos das suas vítimas, a partir de aviões e helicópteros.

"As democracias têm que ter coragem de reconhecer quando não estão à altura dos ideais que defendem. Fomos lentos na defesa dos direitos humanos", disse Obama na quinta-feira à tarde (início da noite em Lisboa).

No mesmo dia, anunciou a abertura definitiva — quatro mil documentos já tinham sido divulgados em 2002 — dos arquivos militares e dos serviços secretos, que muitos historiadores consideram essenciais para se entender o papel dos Estados Unidos mas também como "se deram os apoios de todo tipo à ditadura argentina e como foi elaborado o plano de extermínio de uma geração inteira de activistas e guerrilheiros, alguns deles muito jovens, inclusive adolescentes, e o roubo dos filhos das mulheres que davam à luz nas prisões (El País).

No ano passado, o Papa Francisco, que é argentino, também disse que os arquivos do Vaticano sobre a ditadura argentina seriam abertos, mas até agora não aconteceu.

Mas a visita do Presidente Obama serviu também para reaproximar dois países que já foram fortes parceiros — Obama quer, na recta final da sua presidência, relançar a influência dos EUA na América Latina depois de décadas de más relações. A eleição de Macri fez aparecer no terreno um aliado — o Presidente que fez a Argentina virar à direita depois de 70 anos de peronismo e que foi eleito com duas promessas, a de melhorar a economia (e a vida dos cidadãos) e realinhar o seu país na arena internacional (ou pelo menos continental).

Os dois homens deram-se bem — "muito bem" mesmo, esclareceu Macri, tanto a nível pessoal como político. O Presidente argentino, citado pelo jornalLa Nacion, disse que a visita de Obama foi crucial para e que, da partir de agora, "o mundo está outra vez interessado na Argentina".

"O motivo central desta viagem — escreveu o colunista do La Nacion Carlos Pagni — foi explicitar, em público, o apoio do seu país às mudanças políticas verificadas na Argentina. Esse apoio ao que o Presidente dos Estados Unidos classificou de ‘uma transição histórica’, foi ainda mais contundente porque se produziu apenas cem dias desde o início do governo e quando os resultados da mutação ainda não passam de uma promessa. Por outras palavras, a atitude de Obama não é só uma legitimação, é uma aposta [em Macri]".

Sem comentários:

Enviar um comentário