quinta-feira, 30 de julho de 2015

Uma Espécie à beira da extinção...



PERIGO DE EXTINÇÃO
Morreu um dos últimos cinco rinocerontes brancos do Planeta
HÁ 2 HORAS


Nabiré, uma rinoceronte branca do norte, morreu esta segunda-feira num jardim zoológico da República Checa. Era um dos últimos cinco animais da espécie.



Dan Kitwood

Autor
Observador

Tópicos
ANIMAIS
MORTE
PERIGO DE EXTINÇÃO
RINOCERONTE BRANCOS


Já só existem quatro rinocerontes brancos no Planeta. O número desceu esta segunda-feira depois da morte de Nabiré, uma fêmea de 31 anos, num jardim zoológico na República Checa. O animal não resistiu à infeção de um quisto com dimensões demasiado elevadas para ser tratado. A situação é particularmente alarmante já que o único macho remanescente tem 42 anos e já não se consegue reproduzir, escreve a National Geographic. Estima-se que, em média, um rinoceronte branco do norte viva até aos 40 ou 50 anos.

“É uma perda terrível. Nabiré foi o rinoceronte mais amável alguma vez criado no nosso jardim zoológico. E não se trata apenas de estarmos muito afeiçoados a ela. A sua morte é um símbolo do declínio catastrófico dos rinocerontes devido à ganância humana sem sentido”, afirmou o diretor do jardim zoológico, Premysl Rabas, num comunicado citado pela CNN.


Os rinocerontes brancos do norte foram caçados até se encontrarem em vias de extinção. O seu corno é altamente valorizado, acreditando-se na Ásia que permite curar várias doenças. É feito de queratina, uma proteína do qual também é feito o cabelo e unhas humanas.

O único macho vivo, Sudan, vive na reserva natural no Quénia Ol Pejeta Conservancy e encontra-se sob vigilância armada constante. O seu corno foi cortado para dissuadir os caçadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário