quarta-feira, 10 de junho de 2015

in "DN"..


Quatro feridos em ataque suicida na cidade turística de Luxor no Egito


por DN.ptHojeComentar


O templo de Karnak é destino de muitos turistas na cidade egípcia de LuxorFotografia © REUTERS


Bombista fez-se explodir na manhã desta quarta-feira. Autoridades egípcias dizem que ficaram feridos quatro cidadãos nacionais. Não há registo de vítimas entre turistas até ao momento. [Em atualização]


Um bombista suicida fez-se explodir na manhã desta quarta-feira na cidade turística de Luxor, no sul do Egito, no parque de estacionamento adjacente ao templo de Karnak - um dos monumentos mais visitados do país.

Segundo a agência Reuters, que cita relatos das testemunhas no local, há feridos, mas não está ainda determinado o número de vítimas. Fonte do Ministério da Saúde egípcio já adiantou que pelo menos quatro cidadãos egípcios ficaram feridos. De acordo com as forças de segurança, entre os feridos encontram-se agentes da polícia e proprietários de lojas nas imediações. Não terão sido atingidos turistas estrangeiros.

O ataque terá sido perpetrado por três homens: dois foram mortos pela polícia no local e o terceiro conseguiu fazer-se explodir. Os três tentaram aceder ao templo de Karnak passando um dos pontos de controlo das autoridades. Dois envolveram-se num tiroteio com os agentes, tendo sido neutralizados, deixando o caminho livre ao terceiro, que conseguiu detonar o engenho explosivo que trazia consigo.

Até ao momento, o ataque não foi reivindicado por qualquer grupo terrorista. Os locais turísticos e as forças de segurança têm sido os grandes alvos dos grupos extremistas egípcios, ainda que a maioria dos ataques se concentre na península de Sinai.

não é a primeira vez que se regista um atentado em Luxor: em 1997, homens armados mataram 62 pessoas no templo de Deir el Bahri. O grupo islamita Al Gamaa al Islamiya foi responsabilizado pelo ataque.

Partilhe esta notícia

Sem comentários:

Enviar um comentário