José Roquette "Não há líderes capazes de fazer frente à gordinha de Berlim"
A critica apontada por José Roquette é para uma "senhora gordinha" que lidera a Alemanha e muitas das decisões da Europa.
ECONOMIA

DR
09:41 - 06 de Junho de 2015 | Por Notícias Ao Minuto
Share on printShare on email
José Roquette, economista e antigo trabalhador do Banco Espírito Santo, altura em que esteve ao lado e contra Ricardo Salgado, acredita que a Europa está à beira do abismo e que os países mais pequenos têm medo de enfrentar a gigante Alemanha.
PUB
“Não há líderes na Europa capazes de olhar para a senhora gordinha de Berlim de frente e dizer: somos pobrezinhos e temos de aprender a viver com Fiat e Peugeot, não podemos viver com BMW e Mercedes. Ia apanhar o susto da vida dela”, garante o economista em entrevista ao jornal i.
Roquette acredita que ninguém faz isso porque todos os países estão dependentes daquilo que acontece em Frankfurt. A Alemanha seria muito afetada caso houvesse uma renúncia aos seus serviços e não ficaria na posição de poder em que agora se encontra.
O economista questiona-se sobre se o dinheiro emprestado chega aos sítios certos, ou seja, “aos sistemas bancários dos vários países para ficar disponível para “promover o investimento”. Roquette mostra ainda que em Portugal o investimento é negativo e a instabilidade de alguns setores continua a ser um obstáculo à evolução do país.
Partilhe esta notícia com os seus amigos
Sem comentários:
Enviar um comentário