segunda-feira, 22 de setembro de 2014

DOS ESTADOS UNIDOS


EUA estudam sotaque norte-americano de jihadista do Estado Islâmico

Publicado em 2014-09-20
LPC


foto DR

Jihadista que preocupa os EUA



1760 1 1



Os EUA estão a investigar o mais recente vídeo de propaganda do Estado Islâmico destinado aos países do Ocidente. No topo das preocupações, está a aparição no vídeo, que foi publicado esta sexta-feira, de um jihadista que fala inglês correto e com sotaque norte-americano.


Imagens de guerra ao estilo de Hollywood, efeitos especiais e edição equiparável a um blockbuster de ação, são estas as marcas do mais recente filme de propaganda dos radicais islâmicos, que controlam porções do Iraque e da Síria. A acompanhar as imagens preparadas para criar tensão dramática, surge uma narração em inglês, com sotaque americano.

No final do vídeo de 55 minutos, surgem vários homens, alegadamente militares do exército sírio, a cavar aquilo que um jihadista afirma ser a sua própria sepultura. E é este jihadista que preocupa a Casa Branca e que será alvo de vários estudos que permitam determinar a sua origem, revela a CNN.

Num tom autoritário, com arma em punho e sem hesitações a falar inglês com pronúncia norte-americana, o homem, que tem a cara coberta, explica que o destino daqueles militares será a morte, no mesmo local onde estiveram a combater os militantes. O mascarado parece ser o líder do grupo que de seguida executa o grupo de militares sírios.

A dúvida reside sobre o passado deste homem, que poderá ter origem nos EUA, Canadá ou então, explica a CNN, ter estudado num país ocidental. A sua voz será agora investigada com recurso a programas de reconhecimento de voz, com os quais poderão ser detetados pequeno pormenores que indiciem a sua origem.

O vídeo já tinha sido anunciado há uns dia com um trailer e o conteúdo é o esperado dos vídeos de propaganda elaborados pela al-Hayat, grupo responsável pela divulgação dos vídeo em inglês do Estado Islâmico. Nele constam ameaças a quem enfrentar o grupo islâmico e louvores aos seus combatentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário