segunda-feira, 29 de setembro de 2014

PARA ONDE VAI O DINHEIRO , QUE DEVIA PAGAR PROFESSORES PARA AS NOSSAS ESCOLAS!

Ministério da Educação pagou 4,9 milhões de euros à PT ilegalmente
29 Setembro 2014, 10:02 por Jornal de Negócios | jng@negocios.pt



29





92

inShare






O jornal Público escreve que o ministério da Educação pagou 4,9 milhões de euros à Portugal Telecom de forma ilegal por rede de banda larga que liga as escolas. O Tribunal de Contas responsabiliza o secretário de Estado, João Casanova de Almeida, pelos ajustes directos irregulares







O ministério da Educação e Ciência pagou ilegalmente àPortugal Telecom 4,9 milhões de euros pela rede de banda larga que liga as escolas, de acordo com o jornal Público, desta segunda-feira, 29 de Setembro.



De acordo com esta publicação, entre Maio de 2011 e Novembro de 2012, o montante foi pago por ajustes directos irregulares, sem que tenham sido realizados os concursos públicos obrigatórios e não tiveram o visto prévio do Tribunal de Constas, nem a autorização do ministro da Educação e das Finanças para que essa despesa tivesse lugar.



Esta conclusão é do tribunal liderado por Oliveira Martins depois da realização de uma auditoria à Direcção-Geral de Estatística da Educação e Ciência (DGEEC). Este organismo, atribui responsabilidades, entre outros governantes, a João Casanova de Almeida, actual secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, pelas "ilegalidades" registadas. A multa máxima a aplicar pode ascender a 18.360 euros, de acordo com o jornal.



Casanova de Almeida terá sido alertado pela DGEEC mas não solucionou o problema. Pelo que, para os juízes do Tribunal de Contas, citados pelo Público, tal "não é compatível com a conduta de um decisor público pautada por critérios de zelo".



Esta questão foi descoberta em 2012, depois do ministério da Educação ter enviado para o Tribunal de Contas, para fiscalização prévia, um acordo extrajudicial para colocar um ponto final no litígio. A operadora de telecomunicações acusava o ministério de "enriquecimento sem causa" e pedia 3,7 milhões de euros por serviços fornecidos sem contrato formal.

Sem comentários:

Enviar um comentário