ARTIGOS RELACIONADOS
Presidente da Ucrânia diz que o pior da guerra já passou e a paz está próxima
Ucrânia vai pedir adesão à União Europeia em 2020
TAGS
Conflito armado,Gás,Ucrânia,Rússia,Energia,Mundo
Rússia e Ucrânia chegam a acordo de princípio para fornecer gás à Europa
Publicado em 2014-09-2
Os governos da Rússia e da Ucrânia alcançaram, esta sexta-feira, um princípio de entendimento para assegurar o fornecimento de gás à Ucrânia e à Europa durante o próximo inverno, disse o comissário europeu de Energia, Gunther Oettinger.
foto ODD ANDERSEN/AFP

Ministro russo da energia Alexander Novak
De acordo com o responsável, que falava no final do encontro que manteve em Berlim com os ministros da Energia da Rússia, Alexander Novak, e da Ucrânia, Yuri Prodan, o acordo de princípio está alcançado, mas falta ainda a ratificação dos chefes de Governo da Ucrânia e da Rússia.
O comissário manifestou-se confiante na ratificação do acordo já na próxima semana, para que se possam começar os trabalhos a tempo de evitar a situação de 2009, quando o diferendo entre os dois países da antiga União Soviética ameaçou o fornecimento de gás a toda a Europa.
De acordo com o princípio de acordo, Kiev compromete-se a pagar antes do final do ano 3,1 mil milhões de dólares à companhia russa Gazprom pelas faturas pendentes dos últimos meses.
Este valor é aquele que é reconhecido pela Ucrânia, mas a Rússia afirma que o valor em falta chega aos 5,2 mil milhões de dólares - o caso encontra-se entregue ao Tribunal de Arbitragem de Moscovo.
A União Europeia compra à Rússia 39% do gás que consome, a maioria do qual chega a território comunitário através das condutas ucranianas.
Sem comentários:
Enviar um comentário