Por volta do século VIII muçulmanos vindos do norte de África conquistaram a nossa Península Ibérica aos Visigodos. Mas estes não conseguiram conquistar as Astúrias e o País Basco.
Foi aí que se refugiaram os nobres visigodos, e foi daí que partiu a Reconquista Cristã.
Os Cristãos organizaram-se em vários reinos, o primeiro foi o das Astúrias, mas depois deu origem ao de Leão e Castela e formaram-se o de Navarra e Aragão.
Houve recuos e avanços na Reconquista e só quando os muçulmanos se dividiram é que os Cristãos ganharam terreno, mas os muçulmanos pediram a ajuda aos Almorávidas e então D. Afonso VI pediu ajuda aos franceses.
Então vem D. Henrique para combater. Com os seus méritos de cavaleiro, D. Henrique ganha de D. Afonso VI o Condado Portucalense e casa-se com sua filha D. Teresa.
Quando D. Henrique morre, D. Teresa une-se ao reino da Galiza e os nobres portucalenses não gostam da situação então estala uma guerra pelo poder entre D. Afonso Henriques e D. Teresa. O desfecho desta guerra foi na batalha de S. Mamede com a vitória de D. Afonso Henriques.
Quando D. Afonso Henriques ganha a batalha de Ourique aos mouros proclama-se rei.
O rei de Leão, D. Afonso VII, seu primo, não gosta da situação e estala um conflito entre os dois.
Em 1143 através do tratado de Zamora D. Afonso VII concede independência ao Condado portucalense.
Mas D. Afonso Henriques queria que o papa lhe reconhecesse a independência e em 1179 através da Bula manifestis probatum, o papa Alexandre III concede a independência do reino de Portugal.
Ao longo de vários anos D. Afonso Henriques e outros reis conquistaram territórios para sul e no tratado de Alcanices definem-se as fronteiras a leste.
Assim nasceu Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário