sexta-feira, 6 de novembro de 2015

SPORTING PERDEU ...


'Pesadelo de Elbasan' complica contas do apuramento para o Sporting
O Sporting saiu da Albânia humilhado pelo Skenderbeu e comprometeu as contas para o apuramento do grupo H.


DESPORTO LIGA EUROPAHÁ 16 HORASPOR NOTÍCIAS AO MINUTO











PreviousNextDR


Análise do jogo: Foi mau, demasiado mau para ser verdade aquilo que se passou na Albânia. O Sporting saiu da Arena de Elbasan vergado por 3-0 por um Skenderbeu que, em condições normais, seria ‘presa’ fácil para a equipa portuguesa.
PUB




Jorge Jesus tinha avisado na antevisão: “este jogo não vai ser como o de Lisboa”. E não podia estar mais correto. Se no jogo de Alvalade o Sporting venceu finalmente o Skenderbeu por 5-1, agora saiu com uma pesada e justa derrota.

Os ‘leões’ entraram no jogo visivelmente com a confiança (demasiado) alta, o que se traduziu em vários momentos de desconcentração. Como seria de esperar, a equipa albanesa foi a jogo oferecendo a iniciativa ao Sporting e procurando aproveitar os erros do adversário, uma estratégia que se viria a revelar acertada já que os erros foram muitos.

O Skenderbeu marcou na primeira oportunidade de que dispôs e, poucos minutos depois, viu Rui Patrício ser expulso depois de falta na grande área sobre Latifi. Lilaj não vacilou e dilatou a vantagem. Até ao final da primeira parte o Sporting nada fez para alterar o rumo do jogo e foi para o intervalo a perder por 2-0.

A atitude não mudou e a segunda parte correu de igual maneira à primeira. Um Sporting apático, desconcentrado, que nunca foi capaz de ameaçar a baliza de Shehi e foi com pouca surpresa que, aos 55 minutos, os albaneses fizeram o 3-0. Erro gravíssimo de Marcelo Boeck, que ofereceu o terceiro golo ao Skenderbeu.

Terminados os 90 minutos, o Sporting saiu derrotado por 3-0, mas a verdade é que poderia ter sido ainda pior, já que os albaneses estiveram mais perto de marcar o quarto golo do que o Sporting o primeiro. Com esta derrota, o Sporting aumenta para quatro pontos a distância para o Lokomotiv, e será preciso uma vitória na Rússia para ‘alimentar’ a esperança na qualificação para os dezasseis-avos-de-final da Liga Europa.



Momento do jogo: O Sporting estava ainda ‘abananado’ com o golo madrugador do Skenderbeu quando os albaneses voltaram ao ataque. Rui Patrício saiu com dureza à bola e acabou por conceder um penálti e receber o cartão vermelho direto. Lilaj concretizou a grande penalidade e, aos 19 minutos, o jogo estava já resolvido. Reduzido a 10 e com dois golos de vantagem, o Sporting não seria mais capaz de reagir.



Acompanhamento do jogo

90’ - Final do jogo. O Sporting sai da Albânia com uma pesada desvantagem na ‘bagagem’ e com as contas do apuramento muito complicadas. Os ‘leões’ ficam no terceiro lugar do grupo H, a quatro pontos do Lokomotiv, e apenas uma vitória na Rússia permitirá sonhar com o apuramento.

80' - O Sporting nada tem feito para alterar o rumo do jogo. Nota-se uma gritante falta de concentração dos jogadores, que falham passes de forma consecutiva.

70' - Cada vez parece mais uma miragem o golo do Sporting. Bem pelo contrário: já por duas vezes o Skenderbeu esteve perto de dilatar a vantagem.

68' - Momento insólito na Arena de Elbasan. O sistema de rega foi ativado do lado da defesa sportinguista, obrigando o árbitro a parar o jogo.

60' - Começam a faltar palavras para descrever a exibição do Sporting. Os homens de Jorge Jesus pouco têm feito para marcar, pelo menos, o golo de honra.

55' - GOLO do Skenderbeu! Erro clamoroso de Marcelo Boeck. O guarda-redes afastou a bola com o pior pé e, de longe, Nimaga fez um 'chapéu' que só parou no fundo da baliza. Adensa-se o pesadelo para a equipa portuguesa.

50' - Os primeiros minutos da segunda parte não mostram grandes alterações na forma de jogar do Sporting. Ainda assim, teve já uma oportunidade para marcar no seguimento de um canto, mas Bruno Paulista atirou a bola à figura de Shehi.

46' - Início da segunda parte. O Sporting dá o pontapé-de-saída para uma segunda parte que se espera bem melhor para inverter o resultado.

45' - Intervalo no jogo: O Sporting vai para os balneários reduzido a 10 e com dois golos de desvantagem. A exibição tem sido demasiado fraca para um clube que ambiciona ultrapassar a fase de grupos e Jorge Jesus tem muito que alterar se quer sair da Albânia com os três pontos na bagagem.

40' - O intervalo aproxima-se mas o Sporting nada tem feito para diminuir a diferença. A equipa de Jorge Jesus ainda não teve uma única oportunidade para marcar.

30' - Péssimo jogo do Sporting. A equipa continua com grandes dificuldades em trocar a bola e, continuando assim, dificilmente será capaz de inverter o resultado.

20' - Jorge Jesus dificilmente imaginaria um início de jogo tão mau para o Sporting. Nas únicas duas oportunidades que o Skenderbeu teve fez dois golos e ainda conseguiu com que Rui Patrício fosse expulso. Será preciso um Sporting muito diferente para conseguir dar a volta.

19' - GOLO do Skenderbeu! Lilaj faz o segundo de penálti. Pesadelo para o Sporting!

18' - Tanaka é substituído para dar lugar a Marcelo Boeck.

16' - Rui Patrício provoca penálti e é expulso! O guarda-redes protagonizou uma entrada bastante dura sofre Latifi e levou o cartão vermelho direto.

15' - GOLO do Skenderbeu! Jogada de insistência da equipa albanesa na área sportinguista. Rui Patrício ainda defendeu o primeiro remate de Esquerdinha mas, na recarga, Lilaj não perdoou.

10' - Princípio de jogo morno. O Skenderbeu entrega, claramente, a iniciativa de jogo ao Sporting. Já os 'leões', apesar de terem mais bola, têm tido claras dificuldades em sair para o ataque.

0' - Apito inicial no Skenderbeu-Sporting. É a equipa albanesa quem dá o pontapé de saída no Elbasan Arena.

0' - Jorge Jesus mantém a toada da rotatividade e mostra um onze radicalmente diferente daquele que defrontou o Estoril. Apenas Rui Patrício e Ewerton 'sobrevivem' nos eleitos.

0' - Onze do Sporting: Rui Patrício; Jonathan Silva, Ewerton, Tobias Figueiredo, Ricardo Esgaio; Bruno Paulista, Adrien Silva; Carlos Mané, Matheus Pereira, Montero e Tanaka

0' - Onze do Skenderbeu: Shehi; Jashanica, Vangjeli, Radas, Nimaga; Abazi, Latifi; Esquerdinha, Berisha e Olayinka



Antevisão ao jogo: O Skenderbeu-Sporting, da quarta jornada da Liga Europa, reveste-se de especial importância para os 'leões‘, mas nem por isso Jorge Jesus deverá abrandar a rotatividade que, desde os tempos do Benfica, impõe às suas equipas nesta prova.

Com o empate registado esta tarde entre Besiktas e Lokomotiv de Moscovo, o Sporting entrará em campo sabendo de antemão que uma vitória deixará a equipa a apenas um ponto da liderança do grupo, isto em véspera da deslocação à Rússia, naquele que se adivinha o jogo mais complicado do grupo.

Os três pontos são, assim, essenciais para que os ‘leões’ alimentem o sonho de passar aos dezasseis-avos-de-final da Liga Europa, mas nem por isso se adivinham fáceis. O Sporting já não vence um jogo fora nas competições europeias há mais de quatro anos.

A última vitória ocorreu em Zurique, no dia 15 de setembro de 2011. Desde então, passaram-se 15 jogos fora de Alvalade, em que o Sporting foi incapaz de vencer, um registo que terá de inverter para se manter ‘vivo’ nas contas da Liga Europa.PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS

Sem comentários:

Enviar um comentário