quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A filosofia de Gabriel Marcel



O pensamento do filósofo Gabriel Marcel (1887-1973), in Pesquisa Net

..."PRIMAZIA DO SER
Entre todas as realidades passíveis de pesquisa metafísica, a prioridade compete ao ser. Isto porque, segundo Marcel, o ser goza de du­pla primazia: em relação ao pensamento e em relação ao ter.
— Primazia do ser sobre o pensamento. Esta primazia é afirmada por Marcel em termos inequívocos depois da sua conversão ao realismo. “Pôr a imanência do pensamento no ser é reconhecer com os realistas que o pensamento, uma vez posto, refere-se a algo que o transcende e que ele não pode pretender reabsorver, sem trair a sua verdadeira natureza”. “Pensar a primazia do ser em relação ao pensamento é reconhecer que o pensamento é abrangido pelo ser ou que lhe é de certa forma interno”.
Não há e não pode haver passagem do pensamento ao ser; esta passagem é radicalmente impensável; o pensamento já está no ser e não pode sair dele, não pode fazer abstração dele, a não ser em certa medida: “E necessário, pois, dizer que o pensamento é interno ao ser, que ele é certa modalidade do ser”. “No fundo eu admito que o pensa’ mento é ordenado para o ser como o olho é ordenado para a luz, segundo a fórmula tomista”.
— Primazia do ser sobre o ter. O ter é aquilo que é objetivável, exponível a outros, é a exteriorização do ser, o seu fazer-se espetáculo: ele é o coisificar-se do ser, o seu vir para fora, o seu epifanizar-se, fragmentar-se, mumificar-se. O ter, acentuando a si mesmo, anula o ser; mas, tornando-se instrumento, subirá ao plano do ser. Somente assim é que poderemos abordar o ser sem transformá-lo em ter, em objeto, em espetáculo; em suma, a relação ser-ter é uma relação de essencial tensão dialética na qual o ser está sempre ligado ao ter e deve purificá-lo, não deixando-se absorver por ele, mas orientando-o para si."...


Leia mais: http://www.wprrangel.com/news/gabriel-marcel/
Crie seu site grátis: http://www.webnode.com.br

Sem comentários:

Enviar um comentário