Costa desvenda algumas das medidas acordadas com a Esquerda
Ontem, atualizado hoje às 10:14
O secretário-geral do PS afirmou, esta sexta-feira, que o seu programa de Governo preverá um aumento do salário mínimo para 600 euros até 2019, o descongelamento das pensões e reposição trimestral de 25% dos salários da administração pública.
ÁLVARO ISIDORO / GLOBAL IMAGENS
António Costa deu entrevista na SIC Notícias
IMPRIMIR(6)
ENVIAR(0)
4307
TAGS
NACIONAL
Estas foram algumas das medidas comunicadas por António Costa em entrevista à SIC e que deverão constar no programa de um futuro Governo socialista após a conclusão de acordos políticos com o PCP, Bloco de Esquerda e "Os Verdes".
LEIA TAMBÉM
Costa diz que Bloco e PCP não quiseram ir para o Governo
Em relação à evolução do salário mínimo nacional, o líder socialista disse que, na sequência das conversações com as outras forças da esquerda, "está previsto no programa que o valor de 600 euros seja alcançado ao longo da legislatura, com um aumento real todos os anos".
"Haverá um aumento real ao longo da legislatura um aumento de 10% relativamente ao salário atual", declarou António Costa.
Já sobre o ritmo de reposição dos salários da administração pública,em vez de ser em dois anos, tal como previa inicialmente o programa eleitoral socialista, agora prevê-se que seja feito "um aumento de 25% em cada trimestre de 2016, de forma a que no último vencimento do próximo ano já tenham sido repostos integralmente" os cortes aprovados no âmbito do Orçamento do Estado para 2011.
No que respeita à eliminação da sobretaxa de IRS em dois anos, conserva-se aquilo que estava inscrito no programa eleitoral do PS, sendo metade retirada em 2016 e outra metade em 2017.
Tal como o PS propôs no seu programa eleitoral, no programa de um Governo socialista, segundo António Costa, o IVA da restauração baixa para 13% a partir de janeiro.
Sem comentários:
Enviar um comentário