FC Porto vence em Israel e quase carimba passaporte para os ‘oitavos’
Tello (19’), André André (49’) e Layún (72’) marcaram os tentos dos ‘dragões’ que desta forma estão com um pé nos oitavos de final da Liga dos Campeões.
DESPORTO EM DIRETOHÁ 11 HORASPOR NOTÍCIAS AO MINUTO
PreviousNextGlobal ImagensCom um vento muito forte e um ambiente hostil em Haifa, o FC Porto não entrou no jogo da forma pretendida. O Maccabi Telavive entrou de forma destemida no encontro e até foi a primeira equipa a criar perigo.
PUB
Intensidade e fulgor foram as palavras de ordem nos minutos iniciais. Com oportunidades para ambos os lados, acabou por ser o FC Porto a superiorizar-se e a inaugurar o marcador, por intermédio de Cristian Tello.
O Maccabi tentou levantar a cabeça, mas mostrou sempre poucos argumentos e falta de critério na hora de responder à equipa portista. Os israelitas foram perdendo o gás que demonstraram nos instantes iniciais, muito por culpa da equipa ‘azul e branca’. As equipas recolheram aos balneários apenas separadas por um golo, mas a verdade é que o FC Porto podia ter levado uma vantagem maior para o intervalo.
No segundo tempo, voltou a intensidade. André André dilatou a vantagem da equipa de Lopetegui e, quando se esperava alguma tranquilidade, a formação da casa mostrou personalidade e ia tentando aproveitar os erros portistas, como foi o caso de uma má reposição de bola de Casillas, que Zahavi não teve arte suficiente para aproveitar.
No entanto, a vontade israelita, de dar a volta ao resultado, era maior do que a sua capacidade de criar perigo. O FC Porto fez sempre uso da sua qualidade para se manter por cima na partida e acabou mesmo por chegar ao terceiro golo, que veio praticamente arrumar o resultado. O mexicano Layún foi o marcador e, se Aboubakar não estivesse em dia não, a vantagem 'azul e branca' ainda podia ter sido maior.
Contra a corrente do jogo, Zahavi, fez de grande penalidade o golo de honra israelita, depois de uma falta (que deixou muitas dúvidas) de Maxi Pereira na área.
Com este resultado, os ‘dragões’ estão praticamente com a passagem garantida para os oitavos de final, e somam 10 pontos no grupo G, necessitando apenas de um empate frente aos ucranianos do Dínamo de Kiev, que esta noite perderam com o Chelsea, que ascendeu ao segundo lugar do grupo, com 7 pontos.
Momento do jogo: Golo de Tello, logo aos 19 minutos, que desbloqueou o jogo e fez os ‘dragões’ conseguirem ter alguma tranquilidade, num jogo que podia ter sido difícil caso os portistas não marcassem cedo no encontro.
Acompanhamento do jogo:
90+3'- Final do jogo! O FC Porto conquista os três pontos e está praticamente com um pé nos oitavos de final da Liga dos Campeões.
86'- Já se observa na cara dos israelitas, um semblante resignado com o resultado, que está quase selado. O FC Porto está muito perto de garantir os três pontos.
80'- Aboubakar outra vez ao ferro! Noite azarada do avançado camaronês que não consegue fazer o gosto ao pé.
80'- A equipa da casa marcou, um pouco contra a corrente do jogo, no entanto, será um tento que não deverá colocar em causa as aspirações portistas, tendo em conta que o jogo mantém-se na mesma toada, com o FC Porto a controlar.
75'- GOLO DO MACCABI TELAVIVE! Foi o próprio Zahavi a converter a grande penalidade e, na marca dos 11 metros, não desperdiçou e fez o primeiro tento dos israelitas.
74'- Penálti para o Maccabi Telavive! Maxi vê o cartão amarelo por falta sobre Zahavi, num lance que deixa algumas dúvidas.
72'- GOLOOOO DO FC PORTO! Depois de uma boa recepção, o lateral Layún atira do limite da área para o fundo das redes, fazendo a bola entrar junto ao poste direito. Está praticamente resolvido o jogo para os 'dragões'.
70'- O jogo entra agora numa fase mais morna. O Maccabi tenta, como pode, discutir o jogo, mas fica a sensação que a equipa isarelita não tem argumentos para dar a volta ao resultado. Já o FC Porto, parece ter o jogo controlado e, com vinte minutos ainda para sem jogados, a equipa de Lopetegui vê a conquista dos três pontos cada vez mais perto, o que dará um 'quase apuramento' para os oitavos de final da competição.
67'- O Maccabi continua a querer mostrar que ainda tem uma palavra a dizer neste jogo. Zahavi tenta agora de longe surpreender Casillas, mas a bola sai ao lado do alvo.
62'- Lopetegui mexe pela primeira vez: Sai Evandro e entra Herrera para o seu lugar.
60'- Este segundo tempo está intenso, à semelhança da primeira parte. No entanto, a superioridade do FC Porto continua a fazer-se notar e os 'azuis e brancos' entraram mais fortes. Prova disso, foi o golo marcado por André André, que aumentou a vantagem dos 'dragões'.
57'- Que perdida do FC Porto! Tello conduz o contra-ataque portista e tenta supreender Rajkovic, que consegue defender. Na recarga aparece Evandro, que com a baliza quase 'escancarada' atira por cima.
55'- Maccabi responde! Casillas muito mal na reposição de bola, entrega a bola ao adversário e por pouco a equipa israelita não marca. O guardião espanhol redime-se e desvia o remate de Zahavi para canto.
49'- GOLOOOOO DO FC PORTO! Grande jogada da equipa portuguesa. Tudo começa em Danilo, que se desenvencilha de dois opositores, temporiza e coloca em Maxi. Depois o uruguaio finta um defesa israelita e cruza para a área, onde aparece André André, que de cabeça, faz o segundo golo do jogo.
46'- Recomeço da partida. O treinador do Maccabi tenta inverter o rumo dos acontecimentos e promove uma dupla substituição. Saem Ben Harush e Vermouth e entram Ben Basat e Mitrovic.
45'- Intervalo. Numa primeira parte em que o Maccabi entrou destemido, o FC Porto foi ao longo do tempo ganhando ímpeto, ao mesmo tempo que os israelitas iam perdendo gás. As oportunidades surgiam de parte a parte, mas os 'dragões' mostraram-se superiores e chegaram primeiro ao golo. Depois do tento do espanhol Cristian Tello, o Maccabi tentou reagir mas sem sucesso. Já em vantagem, a equipa de Lopetegui contou com algumas oportunidades e até podia ir para o intervalo a vencer por mais golos de diferença.
40'- A ganhar por 1-0, mas com oportunidade para ter feito o segundo golo, neste momento o posicionamento em campo dos FC Porto está a fazer a diferença, numa fase em que o Maccabi tenta levantar a cabeça. Os israelitas apresentam muitas dificuldades na circulação de bola.
34'- Grande oportunidade para o FC Porto! Tello conduziu o contra-ataque e coloca em Aboubakar, que com tudo para marcar, atira ao poste. Os 'dragões' muito perto do segundo...
30'- Depois do golo portista, o jogo acalmou o ritmo. Os 'azuis e brancos' abrandaram e procuram agora um jogo focado na posse de bola e o Maccabi tenta responder à desvantagem no marcador, mas no momento da construção mostra pouco critério e não está a conseguir chegar com perigo à baliza de Casillas.
23'- Com um início de jogo bastante intenso, o FC Porto consegue uma importante vantagem. As duas equipas estavam a dispor de várias oportunidades para marcar, mas os 'dragões' fizeram uso da sua qualidade e contam agora com um golo de vantagem, depois do tento de Cristian Tello. Nota ainda para o ambiente que se faz sentir no estádio, em Haifa, onde a equipa portuguesa depara-se com uma atmosfera bastante complicada.
19'- GOLOOOOO DO FC PORTO! André André abre na esquerda para Tello e, o espanhol, no um para um, com o guarda-redes do Maccabi, não desperdiça e faz o primeiro golo da partida.
15'- O jogo está vivo! Agora foi o Maccabi a dispor de duas grandes oportunidades.Primeiro, Ben Haim II obriga Casillas a aplicar-se e a desviar para canto, e na sequência desse canto, a equipa israelita podia também ter faturado mas o cabeceamento, outra vez de Ben Haim, saiu ao lado da baliza. Muito perigo para a baliza portista.
10'- Que perigo! Grande remate de Aboubakar, para uma também excelente defesa de Rajkovic, e de seguida, Layún também conta com hipótese de inaugurar o marcador. O FC Porto começa agora a ficar por cima e já impõe o seu ritmo de jogo, enquanto o Maccabi Telavive está aos poucos a retroceder no terreno e concentrar-se mais nas tarefas defensivas.
5'- Nos primeiros cinco minutos, a equipa da casa entra mais forte na partida, bastante pressionante, sem dar ainda hipóteses aos 'dragões' de assentarem o seu jogo.
2'- O Maccabi Telavive entra destemido no encontro. Ben Haim dá o primeiro aviso a Casillas, depois de um remate às malhas laterais.
1'- Início da partida. Sai o Maccabi com a bola.
0'- Está tudo a postos em Haifa para o início da partida. Através das imagens televisivas pode ver-se que o vento sopra com bastante força em Israel.
0'- Onze inicial do Maccabi Telavive: Rajkovic, Spungin, Tibi, Carlos García, Ben Harush, Avi Rikan, Alberman, Vermouth, Ben Haim, Zahavi e Ben Basat.
0'- Já há onze do FC Porto: Iker Casillas, Maxi Pereira, Martins Indi, Marcano, Layún; Danilo, Rúben Neves, Evandro; André André, Tello e Aboubakar. No banco ficam: Hélton, Imbula, Herrera, Varela, Corona, Bueno e André Silva
Antevisão do jogo:
Com um descanso maior do que habitual, devido à não realização do jogo com o União da Madeira, o FC Porto chega a este jogo na liderança do grupo G, com sete pontos, mais dois que o segundo classificado, Dínamo de Kiev, que hoje joga com o Chelsea, que se encontra em terceiro com quatro.
O adversário dos ‘azuis e brancos’ desta noite está no último lugar do grupo, sem qualquer ponto conquistado, mas nem por isso Lopetegui espera facilidades em Israel.
“O Maccabi tem uma boa equipa, com bons jogadores. Será um jogo difícil mas vamos estar preparados. Temos algumas ausências, mas interessa-nos é falar de quem cá está”.
Esta será a primeira vez na história, que o FC Porto joga em Israel, e o treinador da equipa da casa, encara este jogo como uma última oportunidade para a sua formação.
“Queremos ganhar o jogo, é a nossa última oportunidade para seguir em frente. Não começámos muito bem, mas ainda acho que podemos mostrar outra face neste jogo”, disse Jokanovic.
Em caso de vitória, o FC Porto não garante a passagem aos oitavos de final, no entanto, dá um passo de gigante nessa direção, tendo em conta que depois bastará aos ‘dragões’ empatar na receção ao Dínamo de Kiev, e assim evitar fazer contas no último jogo frente ao Chelsea, teoricamente uma partida de dificuldade mais elevada.PARTILHE ESTA NOTÍCIA COM OS SEUS AMIGOS
Sem comentários:
Enviar um comentário