quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Da Alemanha...


Conflito Confrontos entre curdos e islamitas alastram à Alemanha
Mais de 20 pessoas foram feridas em confrontos entre curdos e militantes islamitas na noite de terça para quarta-feira na Alemanha, numa ilustração do risco de importação do conflito sírio na Europa, referiram hoje responsáveis policiais.


MUNDO
Lusa

21:06 - 08 de Outubro de 2014 | Por Lusa


Share on printShare on email




Os confrontos mais violentos decorreram em Hamburgo, onde vivem 35.000 curdos, com um balanço de 14 feridos, quatro com gravidade, segundo um balanço hoje divulgado pelas autoridades.
PUB



Em Celle, a norte de Hannover, nove pessoas, incluindo quatro agentes policiais, também ficaram feridos em distúrbios similares.

Em Hamburgo, dezenas de manifestantes curdos que protestavam contra o "massacre" da organização Estado Islâmico (EI) na cidade síria de Kobane, de maioria curda, envolveram-se em confrontos com cerca de 50 militantes islamitas junto a uma mesquita no centro da cidade.

A polícia tentou de início evitar incidentes, mas os dois grupos acabaram por se reforçar, cada um com cerca de 400 participantes, muitos munidos com bastões e armas brancas.

Durante a noite, pequenos grupos continuaram a envolver-se em confrontos. A polícia recorreu a canhões de água, enquanto os 'media' alemães relataram diversos estragos materiais, incluindo em lojas e veículos. Segundo a polícia foram detidas 22 pessoas.

Para além de Hamburgo e Celle, também decorreram ações de protesto em Dortmund (oeste).

Esta vaga de violência ocorreu pouco depois das violentas manifestações curdas em diversas cidades da Turquia contra a recusa do Governo de Ancara em intervir na Síria, e que provocaram pelo menos 14 mortos.

Os incidentes fizeram aumentar os receios de uma importação dos conflitos sírio e iraquiano para a Alemanha, onde a comunidade curda -- com mais de um milhão de pessoas segundo a sua associação -- é considerada a mais importante da Europa.

Sem comentários:

Enviar um comentário