domingo, 27 de julho de 2014

HISTÓRIA de PORTUGAL: a batalha das LINHAS DE TORRES(SÉCULO XIX)


Linhas de Torres Vedras
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As Linhas de Torres Vedras.

As Linhas de Torres Vedras, ou simplesmente Linhas de Torres, são o conjunto de fortificações e outros trabalhos defensivos situados na península deLisboa. No contexto da Guerra Peninsular foram concebidas com a finalidade de impedir um exército invasor de atingir a capital do Reino de Portugal ou, em caso de derrota, permitir o embarque, em segurança, do Exército Britânico em retirada. A ordem para a sua construção foi dada em Outubro de 1809 por Arthur Wellesley, então comandante do exército anglo-luso. Na Terceira Invasão Francesa, as Linhas de Torres Vedras impediram o exército de André Masséna de atingir Lisboa e acabaram por provocar a sua retirada de Portugal.



Índice [esconder]
1 Antecedentes
2 A estratégia de Wellington
3 A construção das Linhas de Torres Vedras
4 Descrição das Linhas de Torres Vedras
5 A utilização das Linhas de Torres Vedras
6 As fortificações a sul do Tejo
7 Referências
8 Bibliografia
9 Ver também
10 Ligações externas


Antecedentes[editar | editar código-fonte]

A Segunda Invasão Francesa terminou com a retirada do II CE1 do marechal Nicolas Jean de Dieu Soult para a Galiza. Wellesley tinha agora de se preocupar com o I CE do Marechal Victor, que se encontrava naEstremadura Espanhola e deu então início à Campanha de Talavera. A ameaça sobre as linhas de comunicações com Lisboa e a falta de apoio logístico por parte das autoridades espanholas obrigaram Wellesley a retirar para Portugal apesar da vitória obtida na Batalha de Talavera.

Frustrados os planos para a conquista de Portugal em 1809, Napoleão Bonaparte nomeou o marechal Massena comandante do novo “Exército de Portugal”, constituído por três corpos de exército, cerca de 65.000 homens.

Wellesley, já visconde Wellington, manteve o seu exército afastado da luta contra os franceses após a Campanha de Talavera, situação provocada pela falta de colaboração por parte das autoridades e dos generais espanhóis durante aquela campanha. A defesa da Andaluzia ficava entregue unicamente aos exércitos espanhóis. Por outro lado, Wellesley compreendia a situação de uma forma diferente das autoridades espanholas e as suas intenções tinham em conta os seguintes factores2 :
Para a defesa da Península Ibérica, considerava Portugal mais importante do que a defesa da Andaluzia e privilegiava especialmente o porto de Lisboa que proporcionava, nesta fase da guerra, as comunicações entre o seu exército e o Reino Unido;
Considerava que tinha melhores condições de defesa em Portugal e, nesse sentido, tinha já começado a construção das Linhas de Torres Vedras;
Considerava que tinha a obrigação de privilegiar a defesa de Portugal porque, ao contrário de Espanha, aquele reino colocou-se inteiramente nas mãos dos aliados e colocou todos os recursos, inclusive o exército, à sua disposição. Ao contrário do exército espanhol, o exército português tinha com ele uma relação de subordinação (Wellesley tinha recebido em Portugal, por decreto de 29 de abril de 1809, a patente de Marechal General “dos Exércitos Portugueses para dirigir as suas Operações quando combinados com o de Sua Majestade”3 ).

Por estas razões, Wellesley retirou as suas unidades para Portugal, onde se preparou para enfrentar mais uma invasão das tropas francesas.
A estratégia de Wellington[editar | editar código-fonte]

Sir Arthur Wellesley, duque de Welington, pelo pintor britânico Thomas Phillips."O grande objectivo em Portugal é o domínio de Lisboa e do Tejo, e todas as medidas devem ser dirigidas para esse objectivo. Existe um outro, também relacionado com aquele primeiro objectivo, para o qual deveremos, igualmente, prestar atenção, a saber: o embarque das tropas britânicas, em caso de revés". Este texto é parte do documento em que Wellington ordenava a construção das Linhas de Torres Vedras4 .

Os efectivos (das tropas regulares) dos exércitos francês e anglo-luso eram semelhantes, com alguma vantagem para os franceses, mas Wellington tinha de considerar a possibilidade de outras forças francesas, vindas da Estremadura espanhola, invadirem o território português por um eixo diferente do utilizado pelo principal exército invasor. Esta possibilidade iria obrigá-lo a dividir as suas forças e, por isso, apresentar-se-ia numa situação de inferioridade numérica perante o exército de Massena. Assim, seria difícil enfrentar o exército invasor numa batalha em campo aberto, em que as condições de terreno não favorecem significativamente nenhuma das partes. Quando se dá a Batalha do Buçaco, Wellington ocupa uma posição defensiva de primeira qualidade. É desta forma, tirando partido da morfologia do terreno, que deverá enfrentar o invasor.

Os exércitos têm de ser abastecidos dos meios necessários para a luta mas também de géneros alimentares para a sobrevivência das tropas. Na falta destes, o moral das tropas baixa, os combatentes enfraquecem e as doenças surgem com mais facilidade provocando, em situações prolongadas, um número de baixas muito elevado. O exército de Wellesley recebia por mar uma grande parte do que consumia. O porto de Lisboa tinha um papel muito importante neste processo de manter o exército apto para o combate. O exército francês, embora organizasse depósitos de géneros nos itinerários em que tal era possível, adquiria os seus géneros alimentares nos territórios em que se encontrava. Por esta razão, Wellington forçou a utilização de uma “política de terra queimada”. À medida que as tropas anglo-lusas retiravam iam abandonando às forças invasoras um território em que os recursos necessários à sua manutenção tinham sido retirados ou destruídos.

Wellington esperava, com estas medidas, forçar o exército invasor a abandonar Portugal. Mas tinha também de prever a possibilidade de não conseguir conter o avanço francês e, neste caso, colocava-se o problema de preservar o exército britânico. Era necessário criar condições defensivas que permitissem, na pior das hipóteses, retardar o avanço inimigo e proteger o embarque das forças britânicas. O local desse embarque deveria ser Lisboa.

Podem resumir-se as linhas de acção de Wellington durante a Terceira Invasão Francesa, da seguinte forma5 :
Não aceitar batalha em campo aberto, com o risco de ser derrotado e o seu exército destruído;
Tirar o máximo partido da morfologia do terreno para impedir o inimigo de avançar até Lisboa;
Retirar ao inimigo a possibilidade de se alimentar no território em que se encontra por períodos prolongados;
Manter o porto de Lisboa como porta de entrada dos abastecimentos necessários à sobrevivência das sua tropas e até da população;
Criar condições para retirar por mar e assim preservar o seu exército, no caso de as medidas anteriores não serem suficientes para deter o inimigo.

Com estes objectivos foram construídas as Linhas de Torres Vedras. O exército francês não deveria conseguir ultrapassar este sistema defensivo, atrás do qual se encontrava o exército anglo-luso e parte importante da população do território entre os rios Mondego e Tejo. Detido frente a este obstáculo teria, ao fim de pouco tempo, a maior dificuldade em alimentar-se. Se recebesse reforços, essa dificuldade ainda seria mais acentuada. Não restaria outra alternativa aos franceses que retirarem para poderem sobreviver. Foi isso que sucedeu.
A construção das Linhas de Torres Vedras[editar | editar código-fonte]

Tenente-Coronel Sir Richard Fletcher.

O oficial do exército de Wellington responsável pelos trabalhos de engenharia era o Coronel Richard Fletcher. No dia 20 de Outubro de 1809, Wellington entregou-lhe um memorando em que especificava a estrutura das Linhas de Torres Vedras.

O estudo do terreno em volta de Lisboa, com a finalidade de organizar posições defensivas que protegessem a capital do Reino e seus arredores, remonta, pelo menos, ao início doséculo XVII. Num trabalho publicado em 1608 considerava-se necessário implementar o sistema de defesa afastada de Lisboa interceptando as estradas que passavam em Cabeço de Montachique e em Mafra. Em 1807, Jean-Andoche Junot encarregou o coronel de engenharia Vincent de estudar a defesa de Lisboa e, na execução dessa tarefa, esteve presente o major de engenharia José Maria das Neves Costa, do Exército Português. Após a expulsão das tropas francesas foram feitas diligências pelas autoridades portuguesas no sentido de fazer o levantamento topográfico que servisse de base aos trabalhos da defesa de Lisboa. Nesta comissão estava novamente o major Neves e Costa6 . Estes trabalhos, ainda muito incompletos, foram consultados por Wellington7 .

Após a Batalha de Talavera, Wellington examinou com o coronel Fletcher os documentos que já existiam sobre a defesa de Lisboa e percorreu as principais posições que eram indicadas para a sua defesa. Após este reconhecimento escolheu a linha principal de defesa, como sendo a que passa por Vialonga (do lado do Tejo), Serra de Serves, Cabeço de Montachique,Mafra e foz do rio Safarujo (do lado do oceano Atlântico). Ficava assim definida uma linha de defesa com cerca de 40 quilómetros. Além desta linha foram organizadas posições à volta daFortaleza de São Julião da Barra, com o objectivo de, guarnecidas por tropas portuguesas, protegerem o embarque das tropas britânicas no caso de não conseguirem deter as tropas francesas. Esta linha tinha cerca de 2.700 metros de comprimento8 .

Além destas duas linhas defensivas, foram construídas obras avançadas que possibilitavam o controlo das principais vias de comunicação que conduziam a Lisboa: as posições de Castanheira, as de Monte Agraçoe as de Torres Vedras. Estas obras apoiavam a entrada do exército de Wellington na linha de defesa que passava em Mafra e Montachique. O memorando de 20 de Outubro previa ainda a colocação de efectivos elevados naquelas posições (4.000 homens em Monte Agraço, 5.000 em Torres Vedras) assim como a colocação de forças em apoio da retirada destas tropas 9 . Aquele memorando continha também referências à distribuição das forças, das linhas de retirada, prioridades de construção, criação de obstáculos, pontos de sinalização (para as comunicações), e outras. Wellington marcou um certo número de posições, deixando ao critério de Fletcher a escolha das demais10 .

Como o exército francês demorou mais tempo que o previsto a iniciar e executar a invasão, Welligton mandou construir mais obras entre as que se destinavam a formar apenas os postos avançados, de forma que acabou por se constituir uma nova linha de defesa. Assim, a primeira linha de defesa tinha início em Alhandra, passava por Monte Agraço, Torres Vedras e terminava na foz do rio Sizandro. A segunda linha, que inicialmente tinha sido pensada como linha principal, era a que nascia em Vialonga e se estendia, passando por Montachique e Mafra, até à foz do rio Safarujo. Manteve-se a linha à volta do Forte de São Julião e considera-se também como fazendo parte deste dispositivo, um conjunto de obras ao sul do Tejo, redutos e linhas de defesa contínuas, com cerca de 1.300 metros de comprimento, destinadas a evitar que forças inimigas que conseguissem posicionar bocas de fogo de artilharia na margem sul pudessem prejudicar o embarque das forças britânicas.

Em primeiro lugar, iniciaram-se as obras que deviam proteger o embarque das tropas britânicas. A seguir, tiveram início as obras de Torres Vedras e as de Monte Agraço. Outras, como a de Castanheira, só foram iniciadas em Janeiro de 1810. À medida que se iam construindo, as obras eram numeradas, o que nos permite conhecer a sequência da sua construção. Milhares de trabalhadores portugueses, de milícias e ordenanças, esforçaram-se para completarem estas obras. Este trabalho foi pago: os camponeses chegaram a receber, na altura de maior trabalho, 10 vinténs por dia e as milícias recebiam um terço deste valor11 .

Este sistema defensivo tem sido descrito como um dos mais baratos investimentos e um dos segredos mais bem guardados na História Militar12 . As construções eram conhecidas não apenas pelos militares que se encontravam por perto como por todos os que colaboraram na sua construção. O que quase ninguém tinha era a noção da dimensão do conjunto. O tenente Rice Jones, um dos engenheiros de Fletcher, numa carta dirigida ao pai, fala das obras a Norte de Lisboa mas a leitura da carta demonstra que ele não tinha ideia da extensão que as linhas viriam a ter13 .

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