sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

REFLEXÃO...











REFLEXÃO:

( publicado no princípio do ano que está para findar, mas perfeitamente actual. Revi o texto, nomeadamente onde falo da UGT)



DEMOCRACIA…(em sentido lato)









É no mínimo difícil e no máximo pretensioso, querer saber definir DEMOCRACIA. Quase tão difícil como CAMÕES dizia ser, definir o amor…Por esse mesmo motivo, falarei do que penso a este respeito, sem “afirmar “ outra coisa que não o que a experiência já me fez ver.

Etimologicamente, a palavra vem do Grego, da Antiguidade Clássica de há milhares de anos, quando se desenvolveram as sociedades de ESPARTA E ATENAS e tinha a ver com a ideia de que “o povo é quem deve governar”. Demagógico! Todos sabemos que as sociedades são constituídas por indivíduos, completamente diferentes uns dos outros e, por conseguinte, “cada cabeça, sua sentença”…Por outro lado, imperfeito como é, apesar de “feito à imagem e semelhança de Deus”, o homem tende a reverter em seu favor os ideais que podem gerar riqueza e poder. O sistema, portanto, nem em Esparta nem em Atenas, funcionava, senão para quem dele se servia e dele procurava tirar dividendos; assim tem sido, ao longo dos milhares de anos que formam já a Humanidade.

Democracia não pode ser anarquia nem ditadura. Hoje, até AHMADINEJAD, do Irão e ASSAD, da Síria,“sentem” ser democratas, para já não falar do Sudão ou do Zimbabué!

A este ponto da minha reflexão, vem-me à ideia o filósofo ROUSSEAU (1712-1778), inicialmente, um dos ENCICLOPEDISTAS franceses, a par de DIDEROT e MONTESQUIEU, que afirmava ser o Homem “ um bom selvagem”, tão naturalmente bom que a sociedade é que o corrompia! Isto está escrito no seu “O Contrato Social”, que, por acaso, estudei, graças ao amor pela democracia de um Professor da Faculdade de Letras, que tive a sorte de “apanhar” numa “cadeira “de opção. Devo dizer que isto é muito mais complexo…e que o filósofo Positivista JOHN LOCKE e IRVING KRISTOL se encarregaram de dizer OUTRAS verdades a respeito do Homem…

A ideia de DEMOKRATIA dos gregos, foi-se alterando de tal modo que hoje só entendemos o sentido mais lato da palavra. Hoje, século XXI da era cristã, nada é como dantes…se é verdade que a democracia alguma vez foi aquilo que nos ensinaram…melhor ainda, aquilo que a vida nos foi ensinando! Em Portugal, meu país, sei que não é!sei que está a ser cada vez menos…a passos cada vez mais largos…de um modo “anestesiante”, galopante e assustador, para um país que fez uma revolução em 1974, para se libertar de um SALAZAR ou um MARCELO CAETANO!

Todos os Estados, mesmo que governados por ditaduras, têm a mania de se auto-proclamarem “democráticos”! Alguns, deitam da boca para fora ideias de Igualdade (equidade, como agora dizem!), de respeito por todas as camadas populacionais e pelos mais desprotegidos…todos dizem de acordo “com a cartilha” que os cidadãos são iguais perante a Lei(?????????), independentemente de sexo, religião, etnia, raça ou cor política!

Paremos um pouco, amigos, para olhar o país em que vivemos, Outrora intitulado “um cantinho à beira-mar plantado”! Olhemos para o nosso país desde, PRINCIPALMENTE, guterres… sócrates…barroso…

Vejamos como passos coelho vai na senda dos anteriores depois de, na campanha eleitoral, ter afirmado que não queria o governo para “colocar” amigos em postos importantes, mas apenas governar o país para o tirar da crise!

As medidas tomadas por este homem são de tal modo gravosas que o povo está a deixar de existir, com entidade protagonista da vida do país e a ficar sem forças para reagir…As nomeações para altos cargos da vida do país estão a ser divididas entre os dois partidos da coligação tão desfaçatadamente, que custa a acreditar! O governo está a empobrecer as pessoas e as instituições de tal modo, que é impossível não nos envergonharmos por não reagirmos, tirando-nos a força de agir e a capacidade de SER!ou de SERMOS!

O governo não vê a miséria, não a quer ver, pois que outros têm que enriquecer! Desrespeita os representantes dos trabalhadores, vai às bolsas de cada um buscar, todos os dias de todas as semanas de todo o tempo desde que se “plantou “ nas chefias, os poucos tostões que ainda temos…E OS “CATROGAS” deste pobre país continuam a viver-fortunas…Os pobres e remediados continuam a ser cada vez mais pobres e menos remediados…Passos-portas-cavaco

continuam a troçar das instituições democráticas, sem que o meu povo abra os olhos , a boca e as mãos…não há “INTIFADA”… A UGT voltou aos tempos do submisso proença… passos ri do povo em pseudo discursos de natal, que só ele pode viver…o gás, a luz e a água voltam a subir , para engordar as contas das respectivas empresas… a “banca” está a enriquecer, escandalosamente…O FUTURO É NEGRO!NÃO ME CONFORMO!

NUNCA A DEMOCRACIA ESTEVE TÃO AMEAÇADA! Mas, se deixarmos, as coisas vão piorar…

Mealhada,11 de Janeiro de 2013

Maria Elisa Ribeiro


Sem comentários:

Enviar um comentário