quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

POEMA DE TEIXEIRA DE PASCOAES

Poema "IDÍLIO", de Teixeira de Pascoaes:


IDÍLIO

A luz do teu olhar,
Funde meu corpo em sonho, em lágrima e luar!
Teu divino sorriso
É voz de anjo a mandar-me entrar no Paraíso...
Teu sorriso que lembra a doce aurora,
Minhas lágrimas tristes evapora
E nos teus olhos fica a tua imagem bela...
Assim o fresco orvalho matutino
Onde encantado vive o sol menino,
Deixa nas brancas rosas uma estrela...

Ao descobrir-te, flor,
Todo me exalto e elevo em cânticos de amor,
Perco-me na amplidão...
Sou asa entontecida, aroma, comoção,
Se me tocam, de leve,
Os teus olhos de chama e as tuas mãos de neve!

Sou como gota de água,
Que, sob o teu olhar, se esvai em clara mágoa;
E em neve cristaliza,
Quando a beija, no outono, um teu suspiro, - a brisa.

Todo o meu ser palpita,
Chora, canta, dá luz, soluça e grita;
É oração, queixume,
Relâmpago, nevoeiro, onda do mar, perfume,
Quando da tua face
Alegre rosa nasce.

E de ti se desprende o encanto da manhã
Que é a tua sombra mística e pagã;
Quando teu corpo, flor, aos ventos estremece."


IN NET-Foto Net

Sem comentários:

Enviar um comentário