quinta-feira, 11 de julho de 2013

RECORDAR A HISTÓRIA DE PORTUGAL(IN WIKIPÉDIA)








Afonso I de Portugal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde agosto de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Google — notíciaslivrosacadêmico — Scirus — Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
D. Afonso I
Armoiries Portugal 1180.svg
Rei de Portugal
Governo
Reinado05 de dezembro de 1143 —
6 de dezembro de 1185
Coroação1139
ConsorteD. Mafalda de Saboia
AntecessorFundação da nacionalidade
HerdeiroD. Henrique (filho)
D. Sancho I (filho)
SucessorD. Sancho I
DinastiaBorgonha
TítulosO Conquistador
Vida
Nascimento1109
GuimarãesCoimbra ou ViseuPortugal
Morte6 de dezembro de 1185 (76 anos)
CoimbraPortugal
SepultamentoMosteiro de Santa Cruz, Coimbra
FilhosD. HenriqueD. MafaldaD. Urraca, D. Sancha, D. Sancho I, D. João, D. Teresa, D. Urraca, D. Teresa, D. Fernando, D. Pedro
PaiD. Henrique de Borgonha
MãeD. Teresa de Leão
D. Afonso I de Portugal, mais conhecido por D. Afonso Henriques (GuimarãesCoimbra ou Viseuca. 1109 – Coimbra6 de Dezembro de 1185) foi o fundador do Reino de Portugal e o seu primeiro rei, com o cognome O ConquistadorO Fundador ou O Grande pela fundação do reino e pelas muitas conquistas. Era filho de D. Henrique de Borgonha e de D.Teresa de Leãocondes de Portucale, um condado ´vassalo do reino de Leão.1 Após a morte de seu pai, Afonso tomou uma posição política oposta à da mãe, que se aliara ao nobre galego Fernão Peres de Trava. Pretendendo assegurar o domínio do condado armou-se cavaleiro e após vencer a sua mãe na batalha de São Mamede em 1128, assumiu o governo.1 Concentrou então os esforços em obter o reconhecimento como reino. Em 1139, depois da vitória na batalha de Ourique contra um contingente mouro, D. Afonso Henriques proclamou-se rei de Portugal com o apoio das suas tropas. Ao contrário do que dizem sobre o Tratado de Zamora só tornou o Condado Portucalense independente do Reino de Leão. A independência portuguesa foi reconhecida, em 1179, pelo papa Alexandre III, através da bula Manifestis Probatum e ganhou o título de rex (rei).1 Com o apoio de cruzados do norte da Europaconquistou Lisboa em 1147. Com a pacificação interna, prosseguiu as conquistas aos mouros, empurrando as fronteiras para sul, desde Leiria ao Alentejo, mais que duplicando o território que herdara. Os muçulmanos, em sinal de respeito, chamaram-lhe Ibn-Arrik («filho de Henrique», tradução literal do patronímicoHenriques) ou El-Bortukali («o Português»).

Sem comentários:

Enviar um comentário