quinta-feira, 18 de julho de 2013

NOTA DE REFLEXÃO SOBRE PORTUGAL, NO MOMENTO PRESENTE


Penso nos dias de fragilidade nacional que estamos a viver, com angústia crescente.

E salto para o século XIX, a que EÇA de Queirós se refere nas suas obras, descrevendo um país igual ao que, hoje, temos.

Um Presidente indefinível "faz de conta" que o povo não conta; um primeiro-ministro prepotente e mentiroso afirma "alto e bom som" que "não me demito!", não querendo aceitar largar o poder, quando tem consciência de que o mesmo povo o odeia, o não pode ver e muda de canal, constantemente, para não o ver nem ouvir!

Penso no que tem sido afirmado nos órgãos de comunicação social sobre a desistência dos serviços de saúde , por parte dos pobres-cada-vez-mais-pobres, sem dinheiro para comprar os medicamentos ou para chamar uma ambulância que os leve, em caso de necessidade, a um qualquer serviço de saúde; penso no cada vez mais notório recurso a psiquiatras por causa de mentes em depressão , que têm levado ao aumento de suicídios; penso que é cada vez mais penosa a ida ao supermercado ou à loja, pois voltamos para casa deprimidos , com três sacas na mão e 70/80 Euros gastos no espaço de um segundo...

Em que penso, facebook? Chorarias se te dissesse tudo em que penso, no Portugal que definha...onde há fome...onde não há esperança...onde não se vê um rosto feliz, senão o dos que auferem ordenados e pensões , em alguns casos superiores, ao ordenado do presidente dos Estados Unidos...


Penso ainda no PS(partido socialista) que corre o risco, nestas conversações com a DIREITA, de perder a pouca credibilidade que ainda tinha...Imensos economistas, de reputada competência, afirmam, alto e bom tom, que Portugal não pode aguentar mais austeridade do que aquela em que vivemos. O POVO bem o sabe, porque o sente na vida de hoje.

O PSD foi contra o PS ,no tempo de Sócrates, por causa do PEC IV; e , assim que ganhou as eleições de há dois anos , criou, mentindo ao povo em toda a linha, um PEC V ao quadrado, em que se passa tudo e MAIS AINDA que aquilo de que vos falo.


Cavaco pediu, ordenou! um entendimento quase impossível entre o seu partido, o partido de extrema direita de PORTAS e o Partido Socialista que todos anunciam impossível de se concretizar, pois passos do PSD não quer abdicar de mais medidas de austeridade. Vai o PS "assinar" , agora, ou depois de novas eleições que são mais que certas?Os portugueses não aguentam mais e todas as críticas que se fazem ao "actual" desgoverno são a prova de que estamos mesmo com " a cabeça já no precipício".


Os Psicólogos, pela boca do Bastonário, pedem que se tome nota do elevado número de suicídios que pode estar a ser uma das consequências da crise. Que pai pode ver os filhos com fome...sem emprego...a emigrar, numa onda que faz lembrar a dos anos de Salazar?

Mealhada, 17/18 de Julho de 2013
Maria Elisa Ribeiro

2 comentários:

  1. Maria Elisa, uma nova descoberta de seu pensamento e arte quase inteiro...
    Gosto do modo como critica a nossa politica de tanta palhaçada e más intenções!
    Mas, acima de tudo, gosto muito de seus versos!

    Gosto da pessoa que parece ser. Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada, Helena Barroso! Sou como me vê naquilo que escrevo...Não sou falsa...sou frontal e assumida, nas minhas convicções...sou de Esquerda...sou frágil e sou forte...muito carente...tenho medo da solidão , das doenças e da fragilidade "deste ser feito à imagem e semelhança" de Deus...acredito que só a verdade nos engrandece...Penso que, para além dos meus -tantos defeitos e pecados!- sou genuína, amiga!
    Venha sempre e faça-me um pouco de companhia... Não a desiludirei...
    Beijinho, amiga querida!

    ResponderEliminar