A GALIZA É UMA REGIÃO AUTÓNOMA DE ESPANHA, QUE ESTÁ MUITO PERTO DO CORAÇÃO DOS PORTUGUESES.
DESDE A FUNDAÇÃO DO REINO PORTUGUÊS, TORNADO INDEPENDENTE NO SÉCULO XII, SOB A SOBERANIA DO NOSSO 1º REI, D. AFONSO HENRIQUES, OS PORTUGUESES ESTIVERAM , INTIMAMENTE LIGADOS A ESTA REGIÃO, POR LAÇOS FAMILIARES E DE AMIZADE QUE SÓ UMA LÍNGUA COMUM PODE FACILITAR. FALÁVAMOS, ENTÃO, O GALEGO/PORTUGUÊS.
NO SÉCULO XIII , O REI D.DINIS DECRETOU A OBRIGATORIEDADE DO DESENVOLVIMENTO DA NOSSA LÍNGUA, O PORTUGUÊS, O QUE NÃO FOI IMPEDITIVO DA CONTINUAÇÃO DA MISTURA DAS DUAS LÍNGUAS, ATÉ HOJE, PODEMOS DIZER.
NA LINHA DE FRONTEIRA ENTRE OS DOIS PAÍSES, NO ENTANTO, A LÍNGUA COMUM CONTINUOU , PELOS SÉCULOS FORA, E NELA CANTÁMOS MÁGOAS E ALEGRIAS, NOMEADAMENTE, NAS CANTIGAS DE AMIGO, DE AMOR E DE "ESCARNEO E MALDIZER: COM A GALIZA CONSTRUÍMOS UM PASSADO E CONTINUÁMOS NUM FUTURO-QUE-É-PRESENTE.
HOJE, COMEMORA-SE, DA PIOR MANEIRA e COM TRAGÉDIA, O "DIA DA GALIZA". UM TERRÍVEL ACIDENTE FERROVIÁRIO, PERTO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA, CEIFOU A VIDA DE MAIS DE QUATRO DEZENAS DE PESSOAS. A GALIZA ESTÁ DE LUTO E, POR AFINIDADES IRMÃS, OS PORTUGUESES, TAMBÉM.
OS MEUS SENTIDOS PÊSAMES A TODOS OS QUE TIVEREM PERDIDO OS SEUS ENTES QUERIDOS, NESTA TRAGÉDIA.
Mealhada, 25 de Julho de 2013
Maria Elisa Rodrigues Ribeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário