sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

POEMA: AQUARIUM


AQUARIUM


Príncipe dos mistérios do doce fogo
que minh’alma corrói!
Deus do esconderijo dos segredos,
a brincar com a calma dos meus medos…

Fogo nos sedutores areais dourados
onde pernoitam almas perdidas, no passado…

Permaneço, por momentos, em contemplativa hipnose,
na riqueza dos mares viajados.

Mas, é o mar, o misterioso mar das baleias apaixonadas,
ao lado de golfinhos desenfreados,
a beleza do encanto do teu olhar!
Submerjo!
Mergulho no calor dessa água brilhante
e abençoada pelos raios do luar,
que é o TUDO no NADA da VIDA!
Florestas de coral servem de abrigo
ao enlouquecer do cio das espécies-em-acto-génese!

Altos pinheiros de altas montanhas falam de nós…
Fotografam, sem que o saibamos,
o som da nossa voz.
E inclinam-se para o mar esperando o nosso aportar!
Línguas de areia, perdidas das marés ondulantes,
falam O marulhar do cúmplice oceano,
no pinhal-do –então-navegar…

Sento-me à mesa de um Aquarium de sonhos.
Entro no projecto profundo
e queixo-me à gerência do mundo
por não encontrar, no meio dos peixes ,
teu olhar risonho.

Bucólica paisagem, a do meu segredo interior…
Não tocam flautas nesse mar em flor……………mas………….
…há quintais com árvores da beleza cor-da-infância…
…há felizes aves a chilrear a vida da Natureza…
…há neste meu aquarium, ainda,
naus e caravelas engalanadas no Partir ao Chegar!
…há o amor da espera, paciente e determinada,
como soldado perfilado esperando a voz de um mágico comando!

O odor suculento da Palavra leva-me a viagens
do mundo, no mundo da Poesia!
Transporta-me à vida do Mito,
onde o príncipe dos mistérios do fogo
não será uma lenda
que ,por magia se entranha …e se desvenda!


Marilisa Ribeiro
C11L-86-(mqc)-Set/011

2 comentários:

  1. Um misto de nostalgia e esperança, é como deveremos enfrentar o novo ano, ou pelo menos como o sonhamos...
    (Quando já não sentirmos esperança, damos uma passagem no seu recanto e saimos pelo menos um pouco mais leves, um bem haja e um excelente ano, são os desejos de um simples selvagem.)

    ResponderEliminar
  2. Campista...:meu amigo querido, nada selvagem...Obrigada por te manteres fiel! Que o Novo Ano te traga as maiores alegrias...embora os novos fascistas o não queiram!
    Beijinho
    Mª ELISa

    ResponderEliminar