terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A CRISE...

DE TUDO UM POUCO
ANÁLISE DA SITUAÇÃO POLÍTICO/SOCIAL
A CRISE …E NÂO SÓ…

Diz COLIN CHAPMAN, jornalista e analista de problemas europeus:”Os leaders europeus-políticos, banqueiros e burocratas-parecem fechados numa quase permanente sessão, para tentarem encontrar um caminho para a crise em que o Continente está mergulhado. Só retórica!”

E ste é o tema de jornais e televisões, por todo o mundo. Estamos enjoados com a temática, mas, infelizmente, temos que discuti-lo, pois estamos metidos nele, quase até à ponta do cabelo mais comprido que nos cobre.
Nada percebo de economia e Finanças, a não ser gerir os meus tostões; no entanto, tenho o triste pressentimento de que quem deveria perceber alguma coisa, também não percebe…
Vejamos o Sr. Presidente da República, ilustre Professor de Economia…Instado a pronunciar-se sobre a miséria do país que superintende, nunca tem “nada a dizer sobre assuntos da governação”…até ao momento em que alguém “lhe pise os calos”…porque, então, não deixa por mãos alheias a capacidade de responder a tudo e mais alguma coisa…
Estão na “berra” as fotografias de Sarkozy e Merkel a propósito do domínio das privadas conferências, a dois, quase sempre! sobre os problemas da crise da zona EURO. Em todos os jornais, revistas, ensaios etc, não sei se já repararam, mas as mesmas nem sempre favorecem as duas figuras públicas, nomeadamente a do chanceler alemã, que ajudam a que a vejamos como uma figureta antipática, quase irreal, no mundo político, tais são os disparates que os entendidos dizem que ela profere.
Ouvi, ontem, que o antigo chanceler alemão, Helmut Schmidt (HS), lembrou à dita senhora que, quem ajudou a Alemanha a levantar-se e a reconstruir-se, nomeadamente depois da segunda grande guerra (1939-1945), foram os parceiros europeus, que ela, hoje, repudia como pobres indesejáveis, quando todos deveriam ser ajudados, no sentido de “elevar” a Europa aos níveis que o Continente merece, no contexto mundial. Apelava ao Humanismo, HS, do alto da sua experiência política, dizendo à Alemanha, que tem hoje o dever de pagar na mesma moeda humanista, com o intuito de fazer a tal senhora entender que deve contribuir para um plano de recuperação dos países com menos poder económico.
(“Qualquer coisita” lhe ficou nos genes…mesmo que fosse pequenita, nessa altura…)
O pior, penso eu, que não sou ninguém, é que MERKEL e Sarkozy, com o poder agarrado à pele e a pensarem em próximas eleições, estão-se perfeitamente borrifando para os pobres…Ora EUROBONDS sim, ora EUROBONDS não…lá vamos nós gramando as duas antipáticas e ditatoriais figuretas desta EUROPA em que eles já mandam, como se fosse sua…
A Europa, sem “garra”, nem se reconhece. Não há ninguém que reaja ao “duo” de comandantes do barco, de que não são donos. Em Portugal, Passos Coelho anda “às aranhas”, completamente desnorteado, ultrapassando tudo quanto é justo, humano e razoável, mesmo sem mandato da “troica”, para acentuar a sua loucura de “posso, quero e mando”.
Acontece, entretanto, uma entrevista do primeiro ministro de Portugal, ao jornal “PÚBLICO”, à jornalista Mª João Avilez. Foi ontem e eu li, como muitos outros leram. Tinha o senhor, escondido na cartola, um montante de 2mil milhões de Euros a mais, para pagar dívidas do Estado, a fornecedores de serviços! Mas, afinal, ele não tinha afirmado que o governo anterior tinha deixado um buraco, dessa dimensão, para os funcionários públicos e os reformados pagarem, com o corte dos subsídios de Natal? Em que ficamos?
Notícia de abertura de todos os jornais e telejornais, hoje de manhã, são os novos e assustadores aumentos nos serviços de Saúde, para os quais somos forçados a pagar os impostos e do s quais já quase não beneficiamos!
Supermercados e lojas fecham, caindo como tordos sob o peso dos impostos e a falta de poder de compra do povo que, segundo notícias de todos os dias, já começa a cortar nos bens alimentares.
Pois, nessa entrevista do “rei que vai nu” , a Mª João Avilez, diz o Dr. Passos Coelho que não está a seguir as ordens da Alemanha…que é pura coincidência com o que ela diz e pensa, o que ele e os seus tristes ministros por cá vão fazendo. Aqui, dei um salto! Está mais que visto que a senhora Merkel está a passar por uma “menopausa mental”,q ue lhe retira a capacidade de pensar a Europa, as políticas europeias e a independência e soberania de todos os países que não sejam a Alemanha ! E isto, com o devido respeito por todos os que passamos por essa fase da vida que reafirma a nossa maturidade etária e espiritual, o nosso humanismo, as nossas ideias, a sabedoria de um outro amadurecer…
Como pode correr para o amadurecimento humano, quem deixou de ter ideias?
Outra, à maneira do antigo Sócrates: tema de 1ª página, no jornal” Público”: GOVERNO IGNORA “TROIKA” E SUBSTITUI GESTORES HOSPITALARES DO PS POR OUTROS DO PSD E CDS”
A nova versão dos “jobs for the boys! Que Passos Coelho, durante a campanha eleitoral afirmou que não faria! Estão a esfregar as mãos de contentes os novos homens-a-enriquecer!
A ambição de chegar ao poder é tanta que um homem perde a dignidade e o crédito para pagar os favores que lhe fizeram! E a vergonha na cara…não conta? Decididamente, NÃO!
Conta o amiguismo da pior espécie, de mão dada com as “cunhas” que levam à corrupção! E …paga, povo! Uns defendem que o Parlamento devia ter mão nas situações de transparência, criando mecanismos de supervisão para situações, como esta…Deixem-me rir!
Mas, quem domina o Parlamento, por vontade dos portugueses que nunca mais aprendem as lições do passado, mesmo que só do mais recente?
Termino, deixando-vos com esta frase, que encontrei na NET:
“A maior corrupção encontra-se onde a maior pobreza está ao lado da maior riqueza.”
( José Bonifácio de Andrade e Silva)

2 comentários:

  1. Eles comem tudo, eles não deixxam nada!
    Quanto a estes selvagens Portugueses, bom o povo merece, o povo assim os quis assim os tem...
    Os Europeus, bom essas tristes figuras precisão é de uma Europa a dois, de seguida que emprestem dinheiro aus pobres Africanos ou aus vivos Asiáticos, já agora gostava de saber aquem iam eles vender os submarinos... os mercedes,wb, renalt,peuge...
    esses exploradores sem mão de obra estranjeira, nunca se tinham reabilitado e sem as divisas do resto da Europa não valem nada.
    (com os Americanod não podem contar pois esses são vinho da mesma casta)

    ResponderEliminar
  2. Campista: perfeitamente de acordo, afinal!
    Beijinho
    Mª Elisa

    ResponderEliminar