domingo, 29 de maio de 2016

Portugal no topo da espionagem...(in www.jn.pt)


O espião que ia para o frio

José Manuel Diogo29 Maio 2016 às 00:00





O espião que ia para o frio
Facebook
Twitter
Partilhar

ÚLTIMAS DESTE AUTOR
O espião que ia para o frio
Os otimistas
Carta aberta ao meu filho Diogo
Poupar: missão impossível
A redenção do jornalismo


José Manuel Diogo29 Maio 2016 às 00:00





De repente Portugal fica no topo da espionagem mundial. Ao que parece um espião português quase reformado vendia segredos da NATO a um russo desconhecido. Será mesmo um 007 lusitano, ou uma intriga internacional?

Há histórias em que é difícil acreditar. Esta é a crónica de uma delas.

Um espião português caído em desgraça, há dois anos colocado atrás de uma secretária e vigiado pelos colegas que dele suspeitam, é apanhado esta semana, em Roma, a vender segredos da NATO a um espião russo que nunca ninguém viu. Importam-se de repetir? É que isto não bate certo.

Quem conhece o mundo da espionagem e dos serviços secretos sabe que esta história está mal contada. Mesmo que as relações oficiais entre NATO e Rússia tenham arrefecido com a crise da Geórgia em 2008 e quase congelado depois com a invasão da Ucrânia em 2014, os russos sabem certamente mais sobre a organização militar do Ocidente do que um espião português sob suspeita. Até porque americanos e ingleses, quem manda na NATO, não têm o hábito de partilhar informação relevante com os seus aliados periféricos.

Diz quem sabe que a informação que circula na rede segura da NATO é apenas a informação classificada que não compromete a segurança se for "agarrada", e nem sequer é certo que exista no SIS uma ligação à rede segura da NATO. E acrescenta - "Quando o meu computador estava ligado a essa rede nunca lá vi nada suscetível de valer um tostão". Na melhor das hipóteses a informação que o SIS possui sobre a NATO é recebida através do CISMIL (a secreta militar) o que torna ainda mais inverosímil esta trama.

Depois há o facto de toda a história ter sido tornada pública e corrido Mundo num ápice, numa operação mediática que está longe de ser normal nestes casos. Imediatamente foi revelada a identidade de um dos mais antigos espiões portugueses, Frederico Carvalhão Gil, de cuja vida se podem conhecer detalhes abundantes. Carvalhão tem uma página no Facebook desde 2010 (ainda ativa) onde publicava caoticamente de 5 e 5 minutos, quase tudo sobre países de Leste. Quem a visitar percebe mal como é que um cidadão tão ativo nas redes sociais possa andar a vender documentos a 10 mil euros a peça, quando o mais famoso traidor americano, o agente da CIA Aldrich Ames, vendia Top Secrets apenas por 50 mil dólares. Tudo isto se sabe sobre o português. Já sobre o suposto espião russo, que ninguém conhece, sabe-se apenas, convenientemente, que não tinha cobertura do seu país.

Por tudo isto é legítimo perguntar: se não eram documentos da NATO o que Carvalhão Gil andava a vender, o que é que o russo estava a comprar? E que segredos há em Portugal que ainda valem assim tanto dinheiro?
CONTINUAR A LER



Leia mais: O espião que ia para o frio http://www.jn.pt/opiniao/jose-manuel-diogo/interior/o-espiao-que-ia-para-o-frio-5198011.html#ixzz4A2MX6cUE
Follow us: jornalnoticias on Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário