Estivadores: Costa disse que não passava de hoje e conseguiu
MARGARIDA DAVIM28/05/2016 00:36
Foram precisas 15 horas de negociações, duras, em várias salas em simultâneo e até se pediram pizas para aguentar uma reunião que acabou perto da meia-noite. Mas o dia de sexta -feira acabou com um acordo que a ministra do Mar considera "bom para as duas partes".
O acordo prevê que haja contratação coletiva e vai ser suficiente para acabar com a greve que já tinha pré-anúncio até 16 de Junho.
A negociação fez cair a ameaça de um despedimento coletivo. E segundo disse o representante dos operadores do Porto de Lisboa vai trazer "a paz social" depois de um conflito que se arrasta desde 2013.
"Não foi um acordo perfeito. Foi o acordo possível", reagiu o representante do sindicato dos estivadores, António Mariano, no final da reunião, explicando que mesmo não sendo o ideal trará um "futuro mais risonho" aos trabalhadores.
Ao que o SOL apurou, entre os pontos acordados está a integração de 23 trabalhadores eventuais no quadro, a criação de um mecanismo de progressão na carreira automático e por mérito e a definição de uma nova tabela salarial.
LER MAIS
Sem comentários:
Enviar um comentário