quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Mau Tempo, em Portugal.


Chuvas em Lisboa em Setembro batem recorde dos últimos 80 anos


RICARDO GARCIA

08/10/2014 - 16:53


Balanço feito pela meteorologia mostra que precipitação foi oito vezes superior ao valor normal nalguns pontos do país.Setembro foi um mês "extremamente chuvoso" RENATO CRUZ SANTOS




0







TÓPICOS

Meteorologia
Lisboa
Verão


Nas últimas oito décadas, nunca choveu tanto em Lisboa em Setembro como este ano. Foi o que todos sentiram: um mês quente e “extremamente chuvoso”, com recordes também batidos noutros pontos próximos de Lisboa e no Alentejo, segundo o balanço feito pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em Lisboa, a chuva acumulada ao longo de Setembro chegou a 147 milímetros (ou litros por metro quadrado). Este valor é superior ao do mês em que mais chove na capital do país, que é Dezembro, com uma média de 122 milímetros. O recorde anterior para Setembro era de 1999, com 121 milímetros.

Em Alcácer do Sal choveu ainda mais: 159 milímetros. Também foram batidos recordes em Setúbal, Barreiro, Évora e Santarém.

Durante praticamente todo o mês, o país esteve sob um chapéu de baixas pressões – ou seja, mau tempo. Mas duas situações particulares contribuíram para molhar e deprimir parte do país, com um fim de Verão em que se viu mais chuva do que sol.

Entre os dias 12 e 23, segundo o IPMA, uma coluna de baixas pressões estacionou a oeste da Península Ibérica, quando a temperatura do mar ainda estava relativamente elevada, trazendo assim ar quente e chuvaspraticamente tropicais para o país.


Imagens de satélite, meados de Setembro (Fonte: IPMA)


Aninhado neste período, ocorreu o segundo episódio: chuvas fortes e concentradas, dia 22 de Setembro, que apanharam sobretudo Lisboa no seu calcanhar de Aquiles – a deficiente drenagem de águas pluviais – causando o caos na cidade.


Imagens de radar do mau tempo de 22 de Setembro (Fonte: IPMA)

No país como um todo, o saldo final foi mesmo molhado. A precipitação acumulada foi de 113 milímetros, quase três vezes o valor normal para Setembro, que é de 42 milímetros. Nalguns pontos do país, segundo o IPMA, choveu oito vezes mais do que a média. Foi o quinto Setembro mais chuvoso desde 1931, depois de 1949, 1932, 1965 e 1999.

Foi também um mês quente, fruto sobretudo das temperaturas mínimas, que estiveram 1,04oC acima da média. As máximas ficaram praticamente no nível normal para o mês.




Sem comentários:

Enviar um comentário