terça-feira, 8 de novembro de 2011

POEMA: DEGELO...

Circulam vocábulos pelo ar e pelos campos repousados,
na espera da eterna Primavera
dos sons semeados , prontos a desabrochar.

POETA-LAVRADOR!

Com dor, pintas letras matizadas, ainda por ordenar,
na cadência de uma sonata-visual!
Os arbustos das montanhas- dicionários
afastam o espírito inseguro, com que estou para lhes chegar…
As Palavras que toco com beijos alados
revoltam-se ,numa atitude de refusão…
Por cima do glaciar-fonético-lexemático ,rompe um sol de verdade
e o espírito arde na melancolia da Mensagem dos ares frios, à chegada!
Quereria sentir-me segura , neste deambular frásico…

Os seres emotivos …sofrem!

E como os nautas de Outrora que, inconscientemente,
através de ignotos mares enfrentaram o medos dos palmares,
segue o Poeta, a rota do reconhecimento da liberdade das sílabas,
para encontrar “canelas” em jóias de dicionários, de paginas amarelecidas!
As Palavras vindas das sílabas, dão-me total liberdade…
…com elas ,rezo, amo, convido e repilo…
…praguejo, cicio, sussurro…
-ENVIO-ME PARA O MUNDO!-
…desprezo e aclamo…desejo, suspiro, canto e proclamo!
Aglomero conteúdos, teço frases com sentido
e escondo-as, dentro, comigo…

O meu poema transforma-se numa Constelação!

Brilha, proporcional ao sentido que produz,
na mente de quem seduz…

Existo entre a vida dos meus poemas!

Quando a escrita desaparece dos dedos doridos do poeta,
choram Campos de Concentração…
…morrem vítimas de genocídios infernais…
…mugem refugiados dos campos de fome, da Somália e do Sudão…
sofrem seres dos Alpes aos Urais…

Corre , POETA, relata ao mundo, pela ponta da caneta,
a tristeza assinalada nas sílabas maceradas!
A Musa espera e leva-te no dorso do cavalo alado,
não permitindo que te veja desesperado!

POETA, anjo ARIEL da escrita…
Berço pesado das desditas universais…
E dos céus enluarados,
entregando-te sacos de vocábulos iluminados,
caem, por perto, areias de lexemas sagrados…




POEMA: C10J-86 (MSG) -Abr/011
Marilisa Ribeiro

4 comentários:

  1. Nostalgia e raiva, dão uma receita explosiva, mas com um pouco de paixão a coisa compõe-se.

    ResponderEliminar
  2. Realmente os seres emotivos sofrem minha amiga e choram silenciosamente as dores do mundo.
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Campista selvagem:é verdade, amigo! Para tudo se quer paixão...
    Beijo amigo
    Mª Elisa

    ResponderEliminar
  4. MALU: os poetas, mais que ninguém, como tu própria sabes, sofrem e carregam ,com as dores do mundo.
    Beijinho, minha querida...
    Obrigada por nunca teres deixado de vir aqui, quando soubeste dos problemas que eu estava a ter...
    LISA

    ResponderEliminar